sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que vai mudar nos impostos em 2011


As subidas vão fazer sentir-se no IRS, IRC e IVA. Saiba como se vai processar a nova subida de impostos.
Código contributivo entra em vigor
O diploma ainda está em discussão no âmbito do Pacto para o Emprego mas o Executivo quer mesmo que o novo código contributivo entre em vigor em 2011. Esta era a data prevista depois de o diploma ter sido adiado por um ano na Assembleia da República.
IVA sobe para 23%
No próximo ano, o IVA vai subir em dois pontos percentuais, penalizando ainda mais o consumo e a carteira das famílias.
Limites aos benefícios fiscais das empresas
à semelhança do que acontece para os singulares, as empresas também terão limites aos benefícios fiscais.
Reformados pagam mais IRS
O Governo vai retomar o alinhamento da dedução específica de IRS das pensões acima de 22.500 euros por ano com a dedução específica do trabalho por conta de outrem. A dedução específica, actualmente, é de seis mil euros para os reformados e para os trabalhadores por conta de outrem é de 3.888 euros.
Imposto sobre sistema financeiro
Outra das medidas anunciadas ontem vai afectar o sector da banca. O Governo quer impor uma contribuição ao sistema financeiro, semelhante ao adoptado no Reino Unido.
Tectos máximos para deduções e benefícios fiscais no IRS
As famílias terão limites para poderem beneficiar das deduções à colecta, como as despesas de Saúde e Educação, e dos benefícios fiscais. Os limites a impor àqueles incentivos vão depender dos rendimentos dos contribuintes e dos escalões em que se inserem. Segundo o Governo a medida terá um efeito redistributivo, já que os primeiros dois escalões de rendimentos - até 7.250 euros - não sofrerão qualquer alteração. É a partir daquele valor que os contribuintes vão começar a sentir as limitações, sendo que estas vão aumentando em função do escalão de rendimento. De acordo com as estatísticas de IRS referentes a 2007, a medida vai penalizar mais de 1,5 milhões de contribuintes, do total de 4,5 milhões de contribuintes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano