sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Possível propagação de bactéria multirresistente a antibióticos

Cientistas britânicos temem potencial
problema de saúde pública global


Investigadores esgotaram quase todos os antibióticos
Investigadores esgotaram quase todos os antibióticos
Uma equipa de cientistas britânicos descobriu uma bactéria resistente à maioria dos antibióticos, comum na Índia, e alerta para o facto de corrermos o risco de que esta se espalhe rapidamente pelo mundo.

O gene multirresistente foi detectado em 37 pessoas, em hospitais do Reino Unido.

Estas tinham-se anteriormente deslocado à Índia e Paquistão para realizar uma intervenção cirúrgica. Os médicos relataram a descoberta num artigo publicado na última edição da revista «The Lancet Infectious Diseases».
O gene NDM-1 altera as bactérias e torna-as resistentes aos antibióticos mais conhecidos, podendo tornar-se num problema global de saúde pública. Os autores do artigo referem que “o NDM-1 tem um grande potencial para se tornar num problema global de saúde pública – criando infecções impossíveis de tratar – e, portanto, exige uma fiscalização coordenada internacional”.

Timothy R. Walsh, um dos autores da Universidade de Cardiff, avançou que, na tentativa de combater a infecção, esgotaram quase todos os antibióticos – sendo que apenas dois poderiam combater esta bactéria e um deles não é muito eficaz. “Não irão existir novos antibióticos disponíveis em dez anos e se permitirmos que estas infecções subsistam sem tratamento adequado, iremos presenciar provavelmente algumas mortes”,avisou. As enterobacteriaceae são bactérias que podem causar infecções do aparelho gastrointestinal e de outros órgãos do corpo e produzem uma enzima do tipo NDM-1.

Foi verificada principalmente na bactéria E. coli, a causa mais comum de infecções do trato urinário, e em estruturas de DNA facilmente reproduzíveis e transferíveis a outras bactérias. O gene resistente foi agora detectado na Austrália, Canadá, Holanda, Suécia e Estados Unidos – uma vez que muitos norte-americanos e europeus vão à Índia e ao Paquistão para se submeter a cirurgias plásticas e outros tratamentos electivos.

O NDM-1 é aparentemente comum na Índia, onde o sistema de saúde tem menos possibilidades para identificar sua presença ou possuir antibióticos adequados para o tratamento. Até ao momento, em Portugal, não existe registos de ter sido identificada qualquer bactéria com este mecanismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano