terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dados demonstram tragédia de mais 100 mil desempregados


O secretário geral do PSD, Miguel Relvas, afirmou hoje que os dados do desemprego, que estabilizou nos 10,6 por cento, demonstram a “tragédia” dos portugueses sem trabalho, que são mais 100 mil do que há um ano.


“Estes números demonstram bem a crise que o nosso país atravessa e a dimensão humana que esta tragédia do desemprego hoje confronta os portugueses”, afirmou Miguel Relvas, em conferência de imprensa, na sede do PSD, em Lisboa.
O também porta voz dos sociais democratas sublinhou que “Portugal tem hoje mais 100 mil desempregados que há um ano atrás, demonstrando aliás que não era possível concretizar o objectivo do Governo, que seria ter criado 150 mil novos postos de trabalho”.
“Só é possível ultrapassarmos esta crise estrutural, este pesadelo e esta tragédia social que é o desemprego se Portugal for capaz de encetar reformas profundas na economia”, defendeu.
Miguel Relvas argumentou que é necessário criar “condições para que a economia portuguesa possa ser competitiva”, o que passa pela “capacidade exportadora” das empresas portuguesas, que “permita gerar o emprego” que, afirmou, o país não tem sido capaz de criar.


A taxa de desemprego em Portugal estabilizou nos 10,6 por cento no 2º trimestre do ano, o mesmo valor observado no primeiro trimestre do ano, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Relativamente ao período homólogo de 2009, o desemprego aumentou 1,5 pontos percentuais.
Entre abril e junho, o INE contabilizou um total de 589,8 mil desempregados, um acréscimo de 6,2 por cento face ao trimestre homólogo e um decréscimo de 0,4 por cento em relação ao trimestre anterior, refere o instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano