terça-feira, 8 de abril de 2014

Cientistas franceses descobrem proteção para terramotos

Cientistas franceses descobrem proteção para terramotos
Um grupo de cientistas franceses pensa ter encontrado uma forma de proteger as cidades dos terramotos. Na sequência do seu trabalho, descobriram que a luz pode ser manipulada de forma a tornar os objetos "invisíveis".

Brûlé, Javelaud, Enoch e Guenneau desenvolveram um trabalho que mostra que a luz, ao atingir determinadas frequências, pode formar um escudo invisível à volta de certos objetos. Os resultados do estudo foram adaptados para poderem proteger cidades de sismos.O estudo foi publicado no jornal "Physical Review Letters".

Ao colocar no solo um conjunto sintonizado de buracos, com cinco metros de profundidade, à volta de uma cidade, estes poderiam ressoar vibrações idênticas àquelas emitidas pelos terramotos.

Na experiência, os cientistas utilizaram sensores sismográficos para verem como é que a força das ondas se propagava quando entrasse em contacto com o "escudo". As ondas acústicas plantadas no solo desviaram-se dos buracos, propagando-se em volta da área escolhida.

Com estes resultados, os cientistas esperam agora que esta descoberta possa ser usada para proteger cidades inteiras, desviando as forças magnéticas dos terramotos para lugares onde não provoquem tantos estragos.

-- Jornal de Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário