quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Tório: Novo combustível pode manter carro a andar durante 100 anos com apenas 8 gramas

E se pudesse comprar um carro que não precisaria de ser reabastecido com combustível? Isso pode tornar-se uma realidade se as pesquisas com um elemento químico chamado tório (Th) forem para frente.

Apenas um grama de Th equivale à energia produzida por 28 mil litros de gasolina. Seria assim possível manter um carro a andar por 100 anos com oito gramas de Th - muito mais que a vida útil de um carro convencional.

O elemento foi descoberto em 1828 pelo químico sueco Jons Jakob Berzelius, que o baptizou como tório em referência ao deus nórdico Thor. Trata-se de um metal radioactivo que está entre os elementos mais densos existentes e hoje é usado para produzir filamentos para lâmpadas incandescentes e vidros especiais.

Em 2009 a Loren Kulesus já havia pensado em usar o Th em carros, quando desenvolveu o World Thorium Fuel Concept Car. Actualmente quem lidera um projecto semelhante é a empresa norte-americana Laser Power System e os seus protótipos são motores com 250 kg que podem ser colocados em automóveis.

Mas o Th também pode ser adoptado em casas, ambientes de trabalho, outros tipos de transporte, equipamentos militares e até naves espaciais, conforme a empresa.

--Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano