terça-feira, 5 de novembro de 2013

Uma em cada cinco estrelas tem planetas habitáveis

Uma em cada cinco estrelas tem planetas habitáveis
Investigadores dos Estados Unidos garantes que uma em cada cinco estrelas como o Sol tem planetas que podem ser habitáveis. Uma dessas estrelas está apenas a 12 milhões de anos luz da Terra e pode ver-se nitidamente do nosso planeta.

Astrónomos norte-americanos explicam que uma em cada cinco estrelas tem vários planetas na sua órbita tal como acontece na nossa Via Láctea, e um desses planetas pode encontra-se, tal como a Terra, nem demasiado perto nem demasiado longe do seu astro potenciando assim condições, quer de temperatura quer de água, para que possa ser habitável.

Os investigadores das universidades da Califórnia e do Havai acreditam que esses planetas, mais ou menos do tamanho da Terra, possuem uma temperatura superficial propícia à vida, graças às observações realizadas pela nave espacial Kepler da NASA.

Durante a sua missão a Kepler recolheu dados suficientes para determinar quantas das 100 mil milhões de estrelas da nossa galáxia têm planetas potencialmente habitáveis.

A equipa advertiu, no entanto, que os planetas do tamanho da Terra em órbitas similares não são necessariamente adequados à vida, apesar de se encontrarem na "zona habitável" da órbita da estrela. "Alguns podem ter atmosferas que não permitem a sobrevivência das moléculas de ADN", por exemplo, explica Geoffrey Marcy, professor de astronomia da universidade da Califórnia e autor do estudo.

-- DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano