quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Impressora 3D "imprime" refeições e pode revolucionar a cozinha em casa

foodini, impressora 3D, comida, cozinha
Uma máquina desenvolvida pelos mesmos criadores das impressoras 3D poderá revolucionar o conceito de cozinhar em casa, ao permitir aos utilizadores "imprimir" as suas refeições.

Esta "impressora de comida" pode fazer "qualquer coisa", desde pizzas a massa, a bolos num número de formas e tamanhos.

A máquina Foodini, trocadilho com food (comida) e Houdini, o ilusionista, é da autoria da Natural Machines, com sede em Barcelona. A empresa diz que o engenho combina "tecnologia, comida, arte e design".

O aparelho utiliza diferentes ingredientes colocados por camadas que podem ser configuradas através do painel de controlo.

Destinada às famílias e aos restaurantes, a Foodini deverá chegar às lojas em meados de 2014, pelo preço de 997 euros. As cápsulas com os ingredientes serão vendidas à parte.

Existem, contudo, algumas limitações aos "poderes" do dispositivo. Um porta-voz da empresa sublinhou que a máquina não é tão "revolucionária" como pode parecer à primeira vista.

"A Foodini não automatiza todas as tarefas de cozinhar, nem cozinha a comida. Pode, se necessário, manter comida quente, já que tem um elemento para aquecer", explicou.

"Fazer a nossa própria comida e conhecer todos os ingredientes é obviamente melhor. Mas requer mais tempo na cozinha, comparando com abrir uma saqueta com algo processado, congelado ou previamente preparado".

-- Diário Digital



Nenhum comentário:

Postar um comentário