terça-feira, 7 de setembro de 2010

50 Milhões de Europeus Não Podem Pagar Contas da Luz


Os 27 Estados-membros debateram hoje a acesso à energia pelos 50 milhões de europeus que vivem sem electricidade.
Reduzir o preço da electricidade vai ser uma das prioridades do Governo belga, quando assumir presidência da UE
A protecção do consumidor é uma das prioridades da presidência belga da União Europeia (UE), que, no conselho informal de Energia, que decorre até terça-feira, em Bruxelas, também analisou a construção de uma moderna e integrada rede europeia de energia, bem como a necessidade de financiar novas infraestruturas e de promover a eficiência energética.
O ministro do Clima e da Energia belga, Paul Magnette, pediu aos restantes países da UE para levarem em maior conta os interesses dos consumidores, no âmbito do processo de liberalização da energia a nível europeu, que teve início há uma década.
Segundo Paul Magnette, importa debater "sem tabus" o funcionamento da liberalização do comércio energético e das consequências para os consumidores.
O governante belga, crítico da liberalização do sector, defendeu que os preços devem ser mais baixos e as faturas mais claras para os consumidores, de modo a evitar abusos e a melhorar os direitos dos clientes.
Na sequência do debate, o comissário europeu da Energia, Günther Oettinger, comprometeu-se a elaborar um relatório de avaliação das falhas do mercado no que respeita aos consumidores e a apresentar o documento aos ministros da Energia da UE no próximo conselho da área, agendado para Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano