quinta-feira, 27 de março de 2014

Descoberto pequeno planeta no nosso sistema solar muito além de Plutão

Descoberto pequeno planeta muito além de Plutão
Um grupo de astrónomos detetou um pequeno planeta, duas vezes mais distante do que Plutão, a 12 mil milhões de quilómetros (ou 83 unidades astronómicas) do Sol, sendo uma unidade astronómica a distância média entre Sol e Terra.

Como os cientistas relatam, esta quarta-feira,na edição online da revista Nature, o novo objeto é o primeiro alguma vez encontrado cuja órbita se assemelha à de Sedna, um objeto distante que nunca se aproxima do caminho de Neptuno.

Tanto Sedna como o novo planeta, designado como 2012 VP113, diferem, assim, de Plutão e de outros membros da Cintura de Edgeworth-Kuiper, que se situam logo a seguir à órbita de Neptuno.

O objeto desloca-se entre as 80 e as 452 unidades astronómicas (UA) do Sol, nunca se aproximando de Neptuno (30 UA) ou de Plutão (39,5 UA).

O novo planeta tem cerca de 450 quilómetros, apenas um quinto do diâmetro de Plutão.

Se Plutão fosse do tamanho de uma bola de basquetebol, Sedna seria uma bola de softball e o novo planeta apenas uma bola de golfe.

Enquanto Plutão dá a volta ao Sol de 248 em 248 anos, o novo planeta precisa de 4340 anos e Sedna de 12.600 anos para fazer o mesmo.

Sedna e o seu pequeno companheiro pertencem provavelmente à parte interna da nuvem Oort, o reservatório glacial dos cometas de longo prazo que nos deslumbram quando se deslocam em direção ao Sol, e sugerem que há ainda muitos outros objetos longínquos à espera de serem descobertos.

-- Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano