Uma carrinha com um complexo sistema de laser vai "ler" os cerca de 14 mil quilómetros de estradas portuguesas para analisar o estado dos pavimentos. Chama-se "perfilómetro" e custou 250 mil euros.
Uma carrinha equipada com 14 lasers que dão "em tempo real uma imagem do perfil da estrada quer em termos transversais, quer em termos longitudinais" percorrerá, a partir da próxima semana, os cerca de 14 mil quilómetros de estradas nacionais.
Com um custo de 250 mil euros, o 'perfilómetro' "lê" o pavimento e transmite os dados para um computador.
"Mostra-nos um conjunto de parâmetros que estão relacionados quer com o estado de conservação da via, quer com a percepção dos condutores ao utilizarem essa mesma via. A irregularidade longitudinal é aquilo que é sentido pelos condutores, portanto também é uma forma de perceberem em que estado é que a estrada está", explicou o responsável pela Direcção de Conservação e Manutenção, Carlos Santinho Horta.
Até aqui, as inspecções às vias da responsabilidade da EP eram feitas visualmente, mas a empresa decidiu fazer um novo investimento para complementá-las com um aparelho a laser.
"Foi um investimento considerável, mas tem um estudo económico subjacente. A EP tem 14 mil quilómetros para gerir e tornou-se claramente económico investir num equipamento próprio apoiado pela estrutura técnica da empresa", disse o responsável.
Para se conduzir a carrinha tem de se passar por uma formação para garantir que "consegue ter a regularidade necessária para a condução não influenciar os resultados", acrescentou.
Quem se sentar ao volante não pode exceder os 90 quilómetros/hora porque a partir dessa velocidade não consegue garantir a veracidade dos dados recolhidos.
A estrada 234, que liga Mira a Cantanhede, será a primeira a receber o 'perfilómetro', na próxima terça-feira.
Fonte: DN.PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário