sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Gina Rinehart: A mulher mais rica do mundo pede redução do salário mínimo

Mulher mais rica do mundo pede redução do salário mínimo
A mulher mais rica do Mundo, Gina Rinehart, causou polêmica na Austrália com as suas declarações em sua coluna opinativa, em jornais e revistas. Ela disse que o governo deveria reduzir o salário mínimo dos trabalhadores, informa o The Australian.

Segundo a publicação, a bilionária acredita que o corte no valor obrigatório do salário vai atrair mais investidores.

A herdeira do grupo de mineração Hancock Prospecting, com uma fortuna avaliada em cerca de 64 bilhões de reais, segundo a Business Review Weekly, explicou ainda que não há uma receita para umapessoa se tornar milionária e ironizou em relação à questão. “Se têm inveja daqueles que têm dinheiro, não fiquem sentados a queixar-se. Façam alguma coisa para fazerem dinheiro vocês mesmos. Gastem menos tempo para beber ou fumar e trabalhem mais”, afirmou.

Para Rinehart, os bilionários como ela são que estão fazendo mais do que ninguém para ajudar os pobres.

Falar com franqueza é algo que Gina Rinehart nunca hesitou em fazer. Ela defendeu durante algum tempo a separação da Austrália Ocidental do resto do país e entre 1969 e 1971 estudou a possibilidade de usar explosivos nucleares a fim de extrair minério de ferro “mais economicamente”.

Fonte: IAnotícia

Qual as diferenças?


Mulher mais rica do mundo manda pobres trabalhar

Mulher mais rica do mundo manda pobres trabalhar
A mulher mais rica do mundo, a australiana Gina Rinehart, disse que todos aqueles que têm "inveja de gente com dinheiro" deviam parar de se queixar e trabalhar mais. Já não é a primeira vez que a australiana faz comentários que geram polémica mas, desta vez, o Governo australiano considerou as declarações "insultuosas".

"Se tens inveja da gente que tem dinheiro, não fiques aí sentado a queixar-te. Faz alguma coisa para ganhar dinheiro: passa menos tempo a fumar e a fazer amigos e mais tempo a trabalhar". Foram estas as palavras de Gina Rinehart, a mulher mais rica do mundo, que, nos últimos dias, estiveram no centro da polémica.

A mulher não conteve as palavras e ainda aconselhou pobres e "invejosos" a "beberem menos". Numa crítica aos governantes, protestou contra a subida de impostos e aconselhou a que se dê as "boas-vindas aos investimentos se querem ajudar os pobres". Caso contrário, ironiza, até existe uma alternativa: "Chama-se Grécia", concluiu.

Gina Rinehart, dona de uma fortuna de cerca de 14 515 milhões de euros, enriqueceu depois de herdar o dinheiro e de se ter tornado a principal acionista da empresa mineira australiana Hancok.

Esta não foi a primeira polémica em que Gina Rinehart esteve envolvida. A herdeira já levou a tribunal vários membros da família, inclusive três dos quatro filhos, devido desavenças quanto ao controlo dos milhões da família.

Trava também uma ação judicial, da qual deverá sair vencedora, com o Governo australiano para que se batize uma cadeia montanhosa com o seu apelido da sua família, Montes Hancock.

Fonte: Jornal de Notícias

"Coitada, a rapariga esta magra de tanto que trabalhou na vida!"
Paulo Castelo

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Descoberto o gene de felicidade feminino

mulheres gene de felicidade EUA estudo
Pesquisadores americanos da Universidade da Flórida do Sul descobriram um gene, graças ao qual mulheres se sentem felizes.

Tendo estudado o ADN de 193 mulheres e 152 homens, os pesquisadores concluíram: sentem-se mais felizes as mulheres com baixa atividade do gene da monoamina oxidase (MAO-A).

Entretanto, a “felicidade dos homens”, como se descobriu, não está ligada à atividade desse gene. Segundo os especialistas, na metade forte da humanidade o efeito positivo de MAO-A é bloqueado pela testosterona.

Fonte: Voz da Rússia

Real Madrid bate Barcelona e conquista a Supertaça espanhola com super golo de Cristiano Roanldo

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Unilever prepara-se para o regresso da pobreza à Europa

O responsável pela Europa do gigante anglo-neerlandês do agro-alimentar Unilever disse numa entrevista publicada nesta segunda-feira que vê “a pobreza regressar” ao continente, e por isso vai adaptar a sua estratégia. 

“A pobreza regressa à Europa”, disse Jan Zijderveld ao diário Financial Times Deutschland, acrescentando: “Se um espanhol não gasta em média mais de 17 euros quando faz as suas compras, não vou propor-lhe um pacote de detergente que custa metade do seu orçamento.”

Zijderveld disse ir agora inspirar-se nos métodos utilizados pela Unilever nos países asiáticos em desenvolvimento para abordar o mercado europeu, vendendo produtos mais baratos embalados em porções mais pequenas.

“Na Indonésia, vendemos amostras individuais de champô por dois a três cêntimos cada e mesmo assim ganhamos dinheiro”, disse este responsável de um grupo que abrange marcas de grande distribuição muito conhecidas também em Portugal, como a Dove (produtos de higiene pessoal), a Olá (gelados) ou a Knorr (especiarias).

O Financial Times Deutschland relata que a Unilever começou, por exemplo, a vender em Espanha pequenas embalagens de detergente que apenas permitem fazer cinco máquinas de roupa.

“Os mercados na Europa são um pouco os Jogos Olímpicos da distribuição: os mais difíceis! Quem triunfa aqui, dá-se bem em todo o lado”, disse ainda Jan Zijderveld.

A Unilever tem em Portugal uma parceria com a Jerónimo Martins desde 1949, que actualmente se materializa na Unilever Jerónimo Martins, comercializando marcas como a Becel, Maizena, Skip ou Cif.

Fonte: Jornal Público

União entre três pessoas foi oficializada no Brasil

Graffiti no beco do bairro da Liberdade, em Sâo Paulo
Duas mulheres e um homem que viviam juntos na mesma casa há três anos formalizaram a sua união civil num cartório do estado de São Paulo, no Brasil. A notária defendeu o direito a reconhecer as três pessoas como uma família. 

A decisão da notária Claudia do Nascimento Domingues, do cartório de Tupã, em São Paulo, está a gerar polémica no Brasil. As três pessoas envolvidas recusaram prestar declarações, mas Cláudia Domingues defende que não há nada na lei que impeça a escritura pública de união poliafectiva que foi assinada, ainda que grupos religiosos e vários advogados considerem a decisão “um absurdo”.

Há três anos que aquele homem e duas mulheres partilhavam a casa, as despesas e as contas bancárias, o que não é proibido por lei. Segundo a TV Globo, a união já foi formalizada há três meses, mas só nesta semana foi tornada pública.

Um jurista que ajudou a redigir o documento, Nathaniel Santos Batista Júnior, sublinhou que o objectivo é proteger o direito das três pessoas em caso de morte ou de separação. E Claudia Domingues considerou que esta mudança reflecte o facto de a ideia de família ter mudado, adiantou a BBC.

“Estamos apenas a reconhecer o que já existe, não estamos a inventar nada”, disse a notária. “Para o melhor e para o pior, isso não interessa, o facto é que o que considerávamos uma família antes não é necessariamente o que é hoje uma família”.

A advogada Regina Beatriz Silva, presidente da Comissão dos Direitos da Família brasileira, disse à BBC que a decisão é “um absurdo e totalmente ilegal”. E adiantou: “Isto é algo completamente inaceitável que vai contra os valores morais brasileiros”.

Apesar de Claudia Domingues ter efectuado a escritura, não é claro que esta seja aceite pelos tribunais ou por empresas como companhias de seguros, sublinhou a BBC. De acordo com o documento, as três pessoas, cuja identidade não foi divulgada, terão direitos em caso de morte ou separação de uma delas. “Como eles não são casados, mas vivem juntos, existe uma união estável em que são estabelecidas regras para uma estrutura afiliar”, adiantou Claudia Domingues.

“O documento estipula regras que correspondem ao direito patrimonial no caso de uma fatalidade, em que todos se reconhecem como uma família e, dentro do previsto no Código Civil, é estabelecida a forma de divisão do património no caso de um dos parceiros falecer ou num caso de separação”, explicou Nathaniel Júnior. É o primeiro documento do género formalizado no Brasil.

O documento confere direitos no que diz respeito à divisão de bens em caso de separação e morte, mas não garante os mesmos direitos que uma família tem de, por exemplo, receber pensão por morte ou conseguir um empréstimo bancário para a compra da casa. No que diz respeito a filhos, Nathaniel Júnior sublinhou que a escritura não compreende direitos de filiação.

Fonte: Jornal Público

Nova doença semelhante à SIDA afecta Ásia

Foi identificada no continente asiático uma nova doença que ataca o sistema imunitário e que apresenta sintomas semelhantes aos da SIDA. De acordo com os cientistas, trata-se de uma imunodeficiência adquirida que ocorre na idade adulta, em média por volta dos 50 anos. Sabe-se ainda que não é hereditária e que não é provocada pelo vírus do VIH.

Mais de 200 pacientes, entre os 18 e os 78 anos, foram analisados na Tailândia e em Taiwan. O estudo, liderado por Sarah Browne, cientista do National Institute of Allergy and Infectious Deseases (NIAID), revela que os voluntários portadores desta nova doença produzem anticorpos que bloqueiam uma sinalização química do organismo, o interferon-gama (IFN-gama), responsável por eliminar infecções.

Quando esses sinais são bloqueados, causam sintomas como os verificados nos doentes com SIDA, ou seja, ficam vulneráveis à invasão de vírus, infecções fúngicas, parasitas e, especialmente, de micobactérias (grupo de germes semelhante aos da tuberculose que pode causar danos severos nos pulmões).

Todavia, o aparecimento desta doença continua por explicar, dado que apenas ocorre em asiáticos. Os investigadores sugerem que a causa poderá estar associada a um factor genético ou ambiental.

O uso de antibióticos não se tem revelado eficaz no combate à doença, mas sabe-se que não é contagiosa e que não é contraída através de um vírus.

Fonte: SOL

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Instituto de Emprego e Formação Profissional: Oferta de emprego já com candidato pré-escolhido

Oferta de emprego com candidato pré-escolhido

Um anúncio colocado na página do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para um lugar de educador de infância apresentava uma característica peculiar: além dos requisitos necessários para o exercício da função, esta já tinha destinatário pré-definido.

A oferta de emprego n.º 587847025 na página do IEFP tinha um destinatário exclusivo como se pode ler no campo "Outros Conhecimentos": "Só a admitir Vera Pereira", tudo em maiúsculas e com um "a" a mais.

O anúncio, em que foi entretanto apagada a referência à pessoa em questão, destinava-se ao preenchimento de uma vaga de educador/a de infância para a zona de Tavira e exigia como condições básicas "conhecimentos inerentes à profissão de Educadora de infância", tinha termo certo de seis meses, horário diurno e completo. A remuneração situava-se na casa dos 800 euros.

O/A(s) candidato/a(s) deviam estar inscrito há pelo menos seis meses no centro de emprego local para puderem concorrer.

O anúncio, aqui reproduzido na versão original, circulava esta manhã nas redes sociais, suscitando inúmeros comentários, uns críticos e outros, naturalmente, sarcásticos.

Fonte: DN.PT

domingo, 26 de agosto de 2012

Carteiro da Lourinhã foi violentamente atacado por três cães

Tufão gigantesco está a chegar à ilha japonesa de Okinawa com ventos de 250Km/h

Uma imagem da NASA mostra o Bolaven logo seguido pelo Tembin
Um poderoso tufão, com um tamanho 20 vezes maior do que o comprimento de Okinawa, está a chegar a esta ilha japonesa. As autoridades locais anunciaram que são esperados ventos de mais de 250 quilómetros por hora. 

Com o nome de Bolaven, o tufão, o maior e mais poderoso a surgir na região em muitos anos - movia-se a 17 km/h e estava, ao fim da manhã em Lisboa, a 200 km de Okinawa. Um caçador de tufões, James Reynolds, que está à espera do Bolaven, mediu os ventos nas suas margens e calculou o seu efeito para a CNN: é capaz de arrancar árvores pela raiz. 

Os serviços japoneses de meteorologia estão a advertir a população precisamente para a probabilidade de caírem muitas árvores e também postes eléctricos.

Okinawa estava já preparada para o impacto do tufão e as ruas estavam desertas; as lojas e serviços foram encerrados. As autoridades criaram barreiras de protecção, retiraram a população de zonas mais perigosas, junto ao mar, e prepararam centros de acolhimento. Porém, a maior parte das construções públicas e privadas da ilha estão adequadas à passagem de tufões. Ainda assim, os especialistas disseram que o Bolaven poderá deixar muita destruição.

Em Okinawa, onde mais de 400 mil pessoas vivem em zonas cuja elevação é inferior a 50 metros, praticamente todas as construções são em betão e têm boas fundações, preparadas para ventos ciclónicos. Algumas estradas junto à linha costeira poderão ficar destruídas devido ao vento, à queda de chuva (esperam-se 500 milímetros cúbicos) e à entrada da água do mar pela terra dentro, as ondas deverão chegar aos oito metros de altura.

A força do Bolaven poderá igualar o tufão de 1956 que provocou ventos de 265 km por hora.

As previsões dos meteorologistas são de que o tufão prossiga depois para a China e península coreana. Há dois dias, o jornal China Daily, citando o chefe dos serviços de meteorologia chineses, alertava que dois “poderosos tufões” se dirigiam para o país, o Bolaven e um outro de nome Tembin, que surge quase na cauda do primeiro.

Fonte: Público

Antibióticos: Um bem usado para o mal

remédios antibióticos
O uso de antibióticos, desde a tenra infância, pode causar obesidade em crianças. Esta foi a conclusão de cientistas da Universidade de Nova York. Além disso o uso exagerado de antibióticos, a que o lobby farmacêutico habitua o mundo, pode levar a consequências mais graves.

Há muito tempo os médicos estão preocupados com a epidemia de obesidade infantil. Na Grã-Bretanha e no sul da Europa pelo menos um terço das crianças são obesas, nos EUA, um quarto. Até recentemente os médicos atribuiam isso ao fast food altamente calórico e os refrigerantes, que contribuem para adiposidade. Agora os médicos acusam com mais frequência os remédios.

Cientistas da universidade de Nova York estudaram os dados de crianças que nasceram na Grã-Bretanha no início dos anos 1990. Verificou-se que para aqueles, a quem receitaram antibióticos nos primeiros meses de vida, o risco de obesidade aumentou em 22%. O mais provável é que isto esteja relacionado com o fato de que o uso de antibióticos abala a flora intestinal, que é sobretudo sensível nas crianças. E isto não fica sem consequências, diz a pediatra Oksana Ossipenko.

“O uso errado desses remédios abala a imunidade. Isto influi sobre o metabolismo e assimilação dos gêneros alimentícios. Ocorre violação dos processos de absorção e digestão de microelementos nutritivos”.

Nos últimos anos os médicos de todo o mundo são tão atraídos pelos antibióticos que com frequência os receitam sem fundamentos visíveis. Por exemplo, em caso de simples aumento de temperatura. Ou então quando a pessoa não está com infecção causada por bactérias e sim por vírus, apesar de antibióticos não os combaterem.

Não é segredo que os médicos são pressionados pelos produtores de remédios, que perseguem seus próprios interesses. E como resultado sofrem os pacientes, se ocorre prescrição infundada de terapia antibacteriana. Eles podem ter problemas ainda mais sérios do que obesidade. Trata-se da resistência aos antibióticos. Neste caso os remédios já não podem vencer as bactérias fatais, entre as quais podem ser tanto os estafilococos, como os bacilos de koch, que causam a tuberculose. Os médicos há anos alertam a respeito, porque a velocidade com a qual os remédios perdem a eficácia ultrapassam consideravelmente os ritmos de elaboração de novos remédios.

Na opinião dos peritos, se não se combater o uso infundado de antibióticos, as pessoas terão dificuldade em curar-se de doenças, que ainda recentemente cediam perfeitamente à terapia.

Fonte: Voz da Rússia

sábado, 25 de agosto de 2012

Morreu Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua

Astronauta, que proferiu a célebre frase “um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a Humanidade”, morreu aos 82 anos. 

Morreu Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar o solo da Lua, anunciou este sábado a sua família.

O antigo astronauta tinha 82 anos e ainda não são conhecidos pormenores sobre a causa da morte, mas sabe-se que Armstrong foi submetido a uma operação ao coração, no início do mês, para aliviar uma obstrução nas artérias coronárias.

Na sua última aparição pública, em Novembro de 2011, Armstrong recebeu, juntamente com os seus companheiros de missão Buzz Aldrin e Michael Collins, a medalha de ouro do Congresso dos Estados Unidos.

Nascido a 5 de Agosto de 1930, o Neil Alden Armstrong fica para a história como o primeiro homem a pisar a Lua, a 20 de Julho de 1969, como comandante da missão Apollo 11.

O acontecimento foi transmitido em directo para todo o mundo, através da televisão.

Ao sair do módulo lunar, Neil Armstrong proferiu a mítica frase: “Um pequeno passo para o Homem, um salto gigantesco para a Humanidade”.

Fonte: Radio Renascença



Reeleição de Obama levaria os EUA a uma guerra civil, diz juiz do Texas

Barack Obama reeleição EUA guerra civil Texas ONU
Um juiz do Texas alertou os norte-americanos que a reeleição do presidente Barack Obama levaria o país a uma guerra civil.

Em entrevista a um canal de TV afiliada a Fox, no condado texano de Lubbock, Tom Head, que também supervisiona os esforços deemergência, disse que Obama entregará a soberania dos Estados Unidos a Organização das Nações Unidas (ONU).

“O que você acha que a população vai fazer quando isso acontecer?” pergunta Head. “Estamos falando de agitação, desobediência, possivelmente uma guerra civil. A população vai pegar em armas para se livrar do ditador”.

Para o juiz, Obama enviaria soldados e tanques da ONU para controlar a situação no Texas.

Tom Head pretende formar um grupo de pessoas treinadas e aumentar os impostos do estado para investir em defesa.

As alegações do juiz foram criticadas pela ONU. “É absolutamente ridículo”, disse Martin Nesirky, porta-voz do secretário-geral Ban Ki-moon, quando perguntado se a organização internacional tinha planos para invadir o Texas, informou a CNN.

Fonte: IAnotícia

Ministra paraguaia alerta para possível guerra sul-americana

Maria Liz Garcia, Paraguai
A ministra da Defesa do Paraguai, Maria Liz Garcia, questionou as decisões do Mercosul, contrárias à mudança de presidente no seu país e alertou para um possível cenário de guerra, caso a região de Chaco seja invadida pela Bolívia.

“Guerras nunca foram impulsionadas pelo povo. Foram incitados por governantes ambiciosos que empurram situações atípicas, tais como existem atualmente no Paraguai”, disse Liz Garcia.

“Temos de nos preparar para a guerra para viver em paz”, disse a ministra da Defesa do Paraguai sobre a nova situação geopolítica do país na América do Sul.

Em 29 de junho, os chefes de Estado da Argentina, Brasil e Uruguai, decidiram suspender temporariamente o Paraguai do Mercosul com o argumento de que a destituição do ex-presidente Fernando Lugo foi um obstáculo inaceitável para a continuidade do processo democrático no país,

Na mesma reunião em Buenos Aires, os presidentes Cristina Kirchner (Argentina), Dilma Rousseff (Brasil) e José Mujica (Uruguai) decidiram integrar a Venezuela ao Mercado Comum do Sul.

Em uma entrevista ao jornal ABC Color, no último sábado, dia 18 de agosto, Maria Liz Garcia disse que a Bolívia está atuando no território do Chaco paraguaio, além de ter entrado numa corridaarmamentista com outros países sul-americanos.

Ela também acusou a Venezuela de “fortificar” instalações bolivianas e criticou os exercícios militares do Brasil realizados na fronteira do Paraguai, sem autorização.

Liz Garcia ainda declarou que o chanceler venezuelano Nicolas Maduro tentou iniciar um golpe a favor de Lugo, ao se reunir com militares paraguaios.

Fonte: IAnotícia

Defesa antimísseis pode causar conflito entre Washington e Pequim

EUA DAM Aegis
Pequim e Washington estão à beira de uma disputa diplomática por causa da defesa antimísseis dos EUA.

O Pentágono anunciou sua intenção de expandir o sistema de defesa de mísseis asiático. Para tal, o grupo de navios com mísseis Aegisserá aumentado no Pacífico e, no sul do Japã,o será construído um radar poderoso, cujo alcance vai cobrir uma grande parte da China e do sul do Extremo Oriente russo.

Pequim já anunciou que os novos sistemas de defesa antimísseis perturbarão o equilíbrio de forças na região. No entanto, Washington insiste que os sistemas de defesa de mísseis serão orientados contra a Coreia do Norte, que está se aproximando da criação de armas nucleares.

Fonte: Voz da Rússia

A Curiosity filma Ovni em Marte

Curiosity, Nasa, Marte, OVNI
O aparelho americano Curiosity não só viajou com sucesso através da paisagem de Marte, mas também fez algumas fotos que causaram uma tempestade de controvérsia pseudo-científica na mídia ocidental.

Alguns jornalistas afirmam que nas fotos se veem um OVNI. Os pontos flutuando acima do horizonte marciano realmente podem ser tomados por transportes alienígenas. Especialmente se passar a fotografia por vários filtros, como fizeram os ufólogos britânicos.

Os especialistas em óptica têm uma visão diferente. Segundo eles, os pontos são ou ligeiros danos da lente da câmera digital do Curiosity, ou partículas de poeira marciana.

Fonte: Voz da Rússia



Mulher foi morta em casa pelo cão do filho

O momento da saída do corpo foi protegido de olhares indiscretos
Uma mulher de 46 anos morreu esta noite em Matosinhos após ser atacada pelo cão do filho, um animal cruzado de pitbull e leão da rodésia.

Desconhece-se ainda o que levou o animal a atacar a senhora. Segundo as primeiras informações disponíveis, a vítima foi mordida na zona do pescoço e terá tido morte quase imediata.

O cão, que recolheu ao canil de Matosinhos, era do filho da vítima, que de momento se encontra de férias.

Na altura do sucedido, a mulher estava em casa na companhia da mãe, acamada.

O corpo da vítima foi transportado para o Instituto de Medicina Legal do Porto.

Pitbull é uma raça de cães considerada perigosa pela legislação portuguesa.

Fonte: DN.PT

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FMI: Espanha negoceia resgate completo

Nenhuma decisão foi ainda tomada mas Espanha está desde há algumas semanas a negociar um resgate completo, avança a Reuters.

Segundo três fontes que falaram com a agência, as negociações com responsáveis da zona euro estão centradas nas condições do memorando de entendimento que um pedido de ajuda implicaria. As três fontes deram conta da existência de consenso político quanto ao conteúdo desse acordo, que se limitaria às recomendações de Bruxelas já adoptadas por Madrid, mas adiantaram que alguns responsáveis da zona euro defendem um calendário mais apertado.

Sublinhando que nenhuma decisão foi ainda tomada, a Reuters avança ainda que "a opção favorita" é colocar o fundo europeu de estabilização financeira a comprar dívida pública espanhola nos leilões de mercado primário enquanto o BCE faz o mesmo mas no mercado secundário. Mario Draghi, presidente do banco central, já avisou que só actuará depois de um pedido formal de ajuda. 

O objectivo é baixar os custos de financiamento de Espanha que, para a generalidade dos analistas e economistas, estão em níveis insustentáveis, apesar das medidas de austeridade anunciadas e apesar também do resgate bancário de 100 mil milhões de euros.

Uma das fontes avançou que as negociações arrancaram há algumas semanas e que por enquanto nenhum valor está em cima da mesa. As estimativas que circulam no mercado apontam para necessidades de financiamento de 300 mil milhões de euros. Numa nota recente, o Goldman Sachs disse esperar que Espanha formalize um pedido de ajuda em meados de Setembro.

O gabinete do primeiro-ministro espanhol recusou fazer qualquer comentário, enquanto que o porta-voz do Ministério da Económia reiterou ser intenção do Executivo aguardar pela próxima reunião do BCE sobre política monetária, agendada para 6 de Setembro, e só depois decidir o que fazer.

Fonte: Económico

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Substituição do Cartão Multibanco: Pagar através do telemóvel possível já em 2013

Vai poder pagar as suas compras sem recorrer a dinheiro ou a cartões multibanco, mas sim através do telemóvel, já a partir de 2013. É esse o objetivo da Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) que está a desenvolver, em parceria com a PT, um novo projeto neste sentido, que funcionará como alternativa aos pagamentos com cartão multibanco.

«Soubemos que a PT está a desenvolver o PT Wallet com grande sucesso» e, com o AHRESP Wallet, pretende-se facilitar o pagamento através do telemóvel. «É a ferramenta que hoje em dia utilizamos e irá facilitar [a vida de] toda a gente», justificou à TVI o secretário-geral da AHRESP, José Manuel Esteves.

«O objetivo da PT é [que o projeto esteja] em funcionamento em 2013». Essa iniciativa «faz parte do nosso cronograma». «Em 2013, com o IVA a 23% e com meios de pagamento eletrónico de 2%, um quarto (25%) das nossas receitas nem lhe tocamos, vão para terceiros. Como é que nós com 70 e tal por cento podemos pagar a trabalhadores, comprar os produtos e fazer gerir as nossas empresas?». 

O responsável da AHRESP argumentou que as taxas cobradas em Portugal pelas transações por multibanco «são das mais elevadas da Europa». «Os nossos estabelecimentos pagam uma média de 1,5% a 5% sobre os meios de pagamento às empresas que têm posição dominante e que são monopolistas».

E, lembrou, «a comissária europeia da concorrência já ameaçou Portugal», avisando que o país «não pode manter esta situação, o valor das taxas e as posições dominantes dos operadores. Nós não desarmamos. Estamos sempre a trabalhar» para que «nós, estabelecimentos possamos, com os nossos clientes, evitar a maçada de usarem dinheiro. Temos esse interesse por questões de segurança».

Quanto poupará o setor?

O projeto do pagamento através do telemóvel permitirá, segundo José Manuel Esteves, uma poupança de 80 milhões de euros, «que fazem a diferença no nosso setor». 

E é por isso que «saudamos a iniciativa do grupo Jerónimo Martins» - o Pingo Doce vai deixar de aceitar pagamentos com cartão para compras abaixo de 20 euros, «e estamos a anunciar esta iniciativa que está em curso». 

A AHRESP recordou, também, que lançou «o porta-moedas eletrónico há cerca de uma década», mas que a banca o retirou de circulação. «Estava a ser um sucesso. Os táxis já tinham, o pequeno cafá aceitava. Ninguém pagava taxas, nem o consumidor, nem os nossos estabelecimentos».

Depois, «lançámos com o BPN o Net Pay, que conquistou mais de 20% do mercado», mas «sistematicamente sentimos estes fluxos e refluxos e mantém-se este sistema do século passado». 

A par do Pingo Doce, o dono do Jumbo, o Grupo Auchan, também admite vir a limitar os pagamentos com cartão. 

A Unicre, empresa emissora e gestora de cartões de pagamento, diz que tem «feito um esforço considerável» para reduzir as taxas cobradas nos pagamentos com cartão de crédito e débito.

Dois fiscalistas explicaram ontem à Agência Financeira que os supermercados não são obrigados a ter multibanco.

Fonte: agenciafinanceira.iol.pt

Banco de Portugal mostra que salários reais têm de cair 10%

Passos Coelho
Portugal perdeu competitividade no início deste ano face à média da zona euro quando deveria estar a recuperar. Apesar de ter evoluído de forma favorável nos últimos nove trimestres (desde finais de 2009), a verdade é que a média da zona euro tem conseguido desvalorizar ainda mais, pressionando de sobremaneira a economia portuguesa.

Segundo o boletim estatístico do Banco de Portugal, o índice cambial efetivo real (deflacionado pelos custos unitários do trabalho) caiu no primeiro trimestre, mas não tanto como aconteceu na média da zona euro, o que indicia que os ordenados nacionais poderão ter de cair mais num futuro próximo para compararem bem em termos europeus.

Desde finais de 2009, o índice cambial efetivo real ligado aos ordenados caiu 6% em Portugal, enquanto na zona euro o recuo foi de 14%. Na altura Portugal era cerca de 1,2% mais 'caro' face à média da zona euro, mas essa diferença agora engordou para mais de 10% no primeiro trimestre de 2012.

Ou seja: neste momento, Portugal precisa de ter salários reais 10% abaixo do nível atual (pelo menos) para conseguir competir taco a taco com os parâmetros dos parceiros da zona euro. Os 10 pontos percentuais em causa resultam da diferença entre o índice de 101,8 pontos de Portugal e os 91,6 pontos da zona euro no primeiro trimestre.

Portanto, este indicador mostra se as remunerações estão a dificultar ou não a estratégia de embaratecimento relativo da economia, se estão a dificultar as exportações ou não, mesmo as vendas que vão para o espaço da união monetária. É também um indicador muito usado pelos decisores de política económica e monetária (Governos, Comissão Europeia, BCE) para argumentar a favor da forte redução/moderação salarial que é "necessária" nas economias em ajustamento, como é o caso de Portugal.

Fonte: Dinheiro Vivo

EUA emitem alerta para "tempestade solar do século"

EUA emitem alerta para "tempestade solar do século"
O Congresso dos Estados Unidos alertou os norte-americanos para a necessidade de se prepararem para uma forte tempestade solar, após alerta da NASA.

O Congresso dos Estados Unidos fez um alerta aos norte-americanos para estes se prepararem para aquilo que está a ser denominado como a "tempestade solar do século". Num documento elaborado pelos parlamentares, foi pedido às comunidades locais para se precaverem com os recursos necessários de modo a poderem abastecer as populações com um mínimo de energia, alimentos e àgua em caso de emergência. De igual modo, é destacada a importância de tomar medidas de prevenção adequadas a este tipo de fenómenos, articuladas entre as comunidades vizinhas, uma vez que é necessária uma boa coordenação entre todos.

Segundo avança o jornal espanhol "ABC", o texto do Congresso também cita várias informações elaboradas pela Protecção Civil, pelo regulador de energia eléctrica e pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, explicando a forma de atuar perante estes fenómenos. O objectivo é incentivar as práticas preventivas, bem como definir a natureza da ameça, de forma a que os cidadãos possam estar preparados.

Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, são alguns dos países que, tal como os Estados Unidos, já estão a tomar "importantes medidas ao nível da prevenção".

Este mês a NASA alertou para que, em 2013, o Sol chegará a uma fase do seu ciclo onde grandes explosões e tempestades solares serão mais prováveis e deverão afetar o nosso planeta.

O Sol tem ciclos solares com média de 11 anos e atualmente estamos numa fase de aumento da atividade, o que se traduz em maior número de manchas na superfície da estrela. É possível que haja outros ciclos mais longos, mas só existem registos das manchas solares desde meados do século XVIII. Por isso, é difícil fazer previsões sobre a atividade da nossa estrela.

Teme-se sobretudo uma tempestade electromagnética semelhante à de 1859, conhecida por Evento Carrington. Essa erupção foi tão intensa, que os sistemas de telégrafo, na altura incipientes, foram seriamente afetados. Se houvesse redes eléctricas, elas teriam sido destruídas. As auroras boreais foram visíveis em latitudes muito a sul, nomeadamente em Roma.

Fonte: DN.PT

Cientistas estão próximos de criar inteligência artificial

Os especialistas russos estão próximos de criar um programa de computador que simula a mente humana.

De acordo com a BBC, o programa Evgueni ganhou uma competição internacional de inteligência cibernética que teve lugar na Inglaterra, mas faltou apenas 0,8% para passar o famoso teste de Turing, onde os examinadores fazem perguntas a dois interlocutores secretos, e assim determinam quem é a pessoa, e quem, a máquina. No entanto, se a máquina conseguir "enganar" os inspetores em 30% das perguntas, acredita-se que ela "tem uma inteligência artificial".Evgueni conseguiu enganar os examinadores em 29,2% das respostas.

Fonte: Voz da Rússia

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Português descobre como aumentar efeito da quimioterapia

Estudo prova redução do tumor e dos efeitos secundários da quimioterapia.

Um investigador português descobriu uma forma de tornar a quimioterapia mais eficaz no combate ao cancro, e de minimizar os seus efeitos secundários, segundo um estudo publicado na revista Cancer Cell.

Uma equipa de investigadores da VIB/KULeuven (Leuven, Bélgica), liderada pelo português Rodrigo Leite de Oliveira, confirmou que o bloqueio de uma enzima (PHD2) normaliza o fluxo sanguíneo ao tumor e, consequentemente, melhora a resposta à quimioterapia.

Os vasos sanguíneos que irrigam o tumor são naturalmente irregulares, frágeis e disfuncionais, o que dificulta a condução dos fármacos até às células cancerosas e promove a disseminação das células cancerosas e a formação de metástases.

O que este estudo demonstrou foi que, quando a atividade de PHD2 foi reduzida nas células endoteliais dos tumores, a rede vascular tumoral estabilizou e os agentes quimioterápicos (neste estudo, a cisplatina e a doxorubicina) foram distribuídos mais uniformemente por todo o tumor, aumentando a sua ação.

Assim, os tumores ficaram mais pequenos e ainda mais sensíveis a doses mais baixas dos fármacos, uma mais-valia na administração de drogas com elevada toxicidade.

A inibição do sensor de oxigénio PHD2 resultou ainda na neutralização dos efeitos secundários da quimioterapia, protegendo a função renal e a função cardíaca, geralmente as mais afetadas pelo uso dos fármacos em questão.

Os investigadores perceberam que esta proteção resultava de um aumento das defesas anti-oxidantes, determinantes para evitar lesões nos órgãos vitais durante os tratamentos de quimioterapia.

Este estudo demonstra pela primeira vez uma dupla estratégia de combate ao cancro: a redução do tumor e das metástases, e a redução significativa dos efeitos secundários associados à quimioterapia.

O passo seguinte será o desenvolvimento de inibidores específicos da molécula PHD2 que permitam a sua aplicação na prática clínica.

Fonte: Sapo/Lusa

Israel sob ameaça do Irão e do Hezbollah infiltrado na Síria

domingo, 19 de agosto de 2012

Diferendo entre China e Japão agrava-se nas Senkaku

Dogue-Argentino: 279 ataques de cães em cinco anos

Números são oficiais e estão incompletos. A lei impõe o treino de animais perigosos por treinadores certificados, mas até hoje as autoridades ainda não a regulamentaram.

O dogue-argentino que atacou uma criança de ano e meio, esta segunda-feira, no Porto, causando-lhe lesões fatais, não tinha seguro e não estava registado. Tão-pouco tinha sido submetido a treino, tal como a lei impõe, por profissionais certificados.

Nem ele nem nenhum outro dos animais perigosos ou de raça potencialmente perigosa. Desde 2010 que a lei obriga os donos destes cães a submetê-los a um treino de obediência e socialização, que «só pode ser ministrado por profissionais certificados para esse efeito».

Só que, quase três anos após a publicação do último diploma (em finais de 2009), o processo de certificação, a cargo da Direcção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), não avançou, uma vez que a PSP e GNR, únicas entidades a quem a DGAV reconheceu capacidade para habilitar treinadores, ainda não aprovaram o modelo único de avaliação dos candidatos.

Isso mesmo confirmou ao SOL a DGAV, acrescentando que estas forças de segurança ficaram também com a incumbência de «definir os períodos e locais em que essa avaliação irá decorrer». Da mesma forma, está por aprovar uma portaria que estabeleça os preços a cobrar pelas provas teóricas e práticas.

Este impasse, assume fonte oficial daquele organismo, faz com que «os treinos de animais continuem a ser realizados por treinadores que exercem normalmente esta actividade».


‘Cães olham para crianças como se fossem bichos’

Embora defenda que «não é por se ter um cão nem pela raça do mesmo que se põe uma criança em risco», o veterinário Nuno Paixão admite que as situações de maior risco de ataque acontecem sobretudo quando as crianças e os animais são estranhos entre si: «Se cresceram na mesma família, à partida não há motivo para preocupações».

Mas, previne, os donos dos animais nunca devem descurar certos cuidados, seja qual for o caso: «Há que disciplinar o animal. Os cães devem ter uma qualidade de vida aceitável, não devem estar fechados o dia todo e devem ter um treino de socialização, que é fundamental porque estimula a relação com o próprio dono, impõe algum controlo e diminui as hipóteses de ataque».

É particularmente importante, defende o veterinário, ensinar estes animais de companhia a lidar com crianças. Isto porque, explica, «os cães olham para as crianças não como adultos em ponto pequeno, mas como se fosse outros ‘bichos’». Por isso, «quando se assustam, podem morder esse alvo». É uma «questão de território».

Actualmente, estão registados na base nacional de dados da DGAV 15.662 cães potencialmente perigosos e 1.437 perigosos.

Ao SOL, a DGAV disse ter tido conhecimento, desde 2007 (ano em que aquela base foi criada), de 279 ataques de cães a humanos, ou seja, uma média de 56 casos por ano. Mas nem todas essas agressões foram perpetradas por animais que estavam registados naquela base de dados. A DGAV admite ainda que este número não traduz a verdadeira dimensão de ataques, já que nem todas as vítimas apresentam queixa.

Fonte: Jornal Sol



Brasil: Jovem "Eduardo Leite" com crânio perfurado por barra de aço sobrevive

Jovem com crânio perfurado por barra de aço sobrevive
Um jovem brasileiro de 24 anos sobreviveu miraculosamente à perfuração do crânio por uma barra de aço com quase dois metros de comprimento que caiu do quinto andar de um edifício. O acidente aconteceu na quarta-feira no Rio de Janeiro, mas só ontem foi divulgado.

Eduardo Leite foi sujeito a uma intervenção cirúrgica de cinco horas e está a recuperar do acidente sem qualquer sequela. Ficará hospitalizado mais duas semanas. Segundo o jornal espanhol "ABC", o jovem chegou consciente aos hospital e foi ele quem contou aos médicos o que tinha acontecido.

"O crânio estava aberto. Levaram-no para a sala de operações, examinaram o cérebro e o cirurgião decidiu retirar a barra metálica pela frente, na mesmo direção em que entrou no cérebro", explicou Luíz Alexandre Essinger, chefe de pessoal do Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro. "Ele está a recuperar bem. Sente apenas um pouco de dor".

Eduardo Leite trabalha na construção civil. A barra caiu do quinto andar de um edifício em construção, entrou-lhe no crânio por trás e saiu pela frente entre os olhos.

Os médicos dizem que a barra atingiu uma parte do cérebro que não tem qualquer função conhecida, explicou Ruy Monteiro, chefe de neurocirurgia do mesmo hospital, à Globo TV. Por poucos centímetros, o jovem livrou-se de perder um olho e de ver a parte esquerda do corpo paralisada. A mulher, Lilian Regina da Silva, de 23 anos, fala num milagre: "Ele nasceu de novo. Creio que foi Deus quem lhe deu novamente esta hipótese".

Fonte: Jornal de Notícias

sábado, 18 de agosto de 2012

Miss Mundo 2012 é chinesa

Wenxia, vencedora do Miss Mundo 2012, e a segunda colocada, do país de Gales,  Sophie Moulds (Foto: Ed Jones/AFP)
A Miss China Yu Wenxia foi coroada Miss Mundo 2012 na noite deste sábado (18) em uma cerimônia que ocorreu no estádio de Ordos, uma cidade mineradora da China fronteiriça com o deserto de Gobi.

Wenxia, de 23 anos, levou o título cobiçado por 116 concorrentes, entre as quais a mexicana Mariana Reynoso, uma das favoritas para levar a coroa, entregue pela venezuelana Ivian Sarcos, Miss Mundo 2011. Ela foi a segunda chinesa a levar o prêmio, depois de Zhang Zilin, que venceu em 2007.

A competição é considerada o mais famoso concurso de beleza do mundo e está na 62ª edição. A última vencedora havia sido a venezoelana Ivian Sarcos, ganhadora de 2011. Apesar de a América Latina não ter tido sorte nessa competição, etre as 15 finalistas estiveram a mexicana Mariana Berumen e a brasileiraa Mariana Notarangelo.

A chinesa é estudante de música e estava entre as favoritas desde o início da competição. Além da beleza, ela surpreendeu pelo talento como soprano.

Chinesa Yu Wenxia acena ao público após vencer a competição de Miss Mundo 2012 (Foto: Ed Jones/AFP)

Outros prêmios

Sophie Moulds, do País de Gales, que também era uma das favoritas, ficou em segundo lugar e ganhou o prêmio "Miss Beach Fashion", e o terceiro lugar foi para a australiana Jessica Kahawaty.

O concurso Miss Mundo deste ano teve novidades como a primeira participação de representantes da Guinea Equatorial (Jennifer Riveiro), Gabão (o país mais novo do planeta) e Sudão do Sul.

Também foi intriduzido o "Prêmio Multimeiia" à modelo que conseguiu ser a mais popular nas redes sociais, que ficou com a indiana Vanya Mishra.

Fonte: G1.Globo.com



Chineses substituem empregados por robôs

Nos restaurantes de Pequim já existem robôs que fazem noodles. Ganham os donos dos estabelecimentos e perdem os trabalhadores que tinham esta função e foram trocados por esta engenhoca.


Descobertos os autores do beijo mais famoso do mundo

Descobertos os autores do beijo mais famoso do mundo
Foram precisos 67 anos para identificar o casal retratado numa das fotografias mais populares de sempre. Tirada em plena Times Square, em Nova Iorque (EUA), quando um marinheiro decidiu celebrar o fim da Segunda Guerra Mundial beijando uma enfermeira. Conheça os protagonistas. 

Desde que tirou uma das fotografias mais populares de sempre que o fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da revista "Life", quis encontrar os protagonistas. A foto retrata um marinheiro a beijar uma enfermeira em plena Times Square, em Nova Iorque, EUA, durante a celebração do fim da Segunda Guerra Mundial. Acabou por ser a rede de televisão CBS a encontrar e a juntar os retratados no mesmo local, 67 anos depois.

Segundo o portal da televisão brasileira Globo, Greta Zimmer Friedman e George Mendonsa nem sequer se conheciam. Mendonsa, agora com 89 anos, estava num encontro, curiosamente com a atual mulher, a ver um espetáculo, quando este foi interrompido para um anúncio: o Japão tinha-se rendido e a guerra tinha acabado.

Ao correr pela Times Square, a celebrar as notícias e após ter bebido uns copos a mais, o marinheiro olhou para o lado e viu uma bela enfermeira. O jovem, feliz com final da guerra, pois tinha chegado do Pacífico há pouco tempo, não resistiu e pregou-lhe um beijo, capturado em película por Eisenstaedt.

Quando a foto foi publicada, Mendonsa não sabia que era ele. "Um amigo meu, vários anos depois, levou-me uma revista que tinha a fotografia e disse que era eu. Achei que ele estava louco, mas depois vi que era verdade".

Já a famosa enfermeira, Greta Zimmer Friedman, nem viu o marinheiro a aproximar-se para a beijar. "Não o vi chegar e antes que me tivesse apercebido, já tinha sido agarrada. Depois quando vi a fotografia não tive dúvidas, sabia que era eu. Uma pessoa não se esquece de um tipo que nos agarra daquela forma, não é? Ainda para mais num dia como aquele". No entanto, a enfermeira diz não ter retribuído o beijo.

Também a namorada da altura e agora esposa do marinheiro foi entrevistada. Rita Petry, casada com George Mendonsa há 66 anos, assegura que não guarda mágoas por ter sido largada na altura do beijo, pois aquele foi um dia muito feliz.

Agora que foram encontrados os verdadeiros protagonistas, depois de muitos outros se terem falsamente proclamado como o marinheiro ou a enfermeira, será lançado um livro. "O Marinheiro Beijador" será sobre a história de Mendonsa, um marinheiro de 22 anos à altura, que sobreviveu às batalhas da Segunda Guerra e que se encantou com o trabalho das enfermeiras, que o salvaram a ele e a muitos colegas.

Fonte: Jornal de Notícias

África do Sul não admite pilotos-cadetes brancos

Transportadora aérea estatal não admite pilotos-cadetes brancos.

A companhia aérea South African Airways (SAA) anunciou que não admitirá pilotos-cadetes de raça branca para os seus quadros de pessoal, pretendendo com a medida "ajustar a demografia humana da empresa à demografia do país".

O jornal Beeld, que hoje noticiou a nova política de admissões da transportadora aérea nacional, relatou o caso de um jovem candidato, detentor de uma licença de piloto comercial, que foi sumariamente rejeitado pela SAA por ser branco.

Na sequência da reportagem, o porta-voz da empresa confirmou ao jornal que, ao abrigo dos novos regulamentos internos, a SAA não admite mais pilotos para treino que sejam de raça branca, considerando a medida no âmbito da política oficial de ação afirmativa e que se destina a "inverter as desigualdades do passado".

"Apenas 15 por cento dos nossos pilotos são não brancos, e nesses incluem-se indianos e mestiços. Os restantes são brancos e 91 por cento do sexo masculino", explicou o porta-voz, Kabelo Ledwaba.

Ledwaba reiterou que a SAA apenas admitirá pilotos, ou pilotos-cadetes, de raça branca, em casos em que não consiga encontrar ou recrutar não-brancos para as tripulações das suas aeronaves.

Reagindo à notícia, a maior força da oposição parlamentar (a Aliança Democrática, AD), considerou "lamentável que a SAA tenha decidido excluir pessoas dos seus programas de treino de pilotos, com base na raça ou género".

"Nenhum sul-africano deveria ser excluído do mercado de trabalho com base na cor da sua pele ou na combinação de cromossomas que por acaso possui", disse a deputada da AD Natasha Michael.

Michael referiu que "a descriminação racial era o conceito do apartheid e não tem lugar na Africa do Sul democrática", afirmando que a Aliança Democrática é inequivocamente contrária à ideia de impor quotas raciais de forma generalizada porque tal atitude é uma forma de descriminação tão grave como o foi o regime do "apartheid".

Também o sindicato Solidariedade criticou severamente a companhia aérea estatal na sequência das notícias vindas hoje a lume. O seu secretário-geral, Dirk Henman, ameaçou lançar uma campanha destinada a desviar passageiros da SAA para outras companhias aéreas se a política de admissões não for de imediato abandonada a favor de outra mais justa e equilibrada.

Fonte: Económico

Dogue-argentino ataca menina de cinco anos em Guimarães

Dogue-argentino ataca menina de cinco anos
Uma criança de 5 anos residente em Guardizela, Guimarães, foi atacada por um cão de raça dogue-argentino. O ataque, o terceiro, esta semana, por cães daquela raça, ocorreu pelas 13.30 horas de quinta-feira, quando o cão fugiu da casa onde morava e mordeu a menina, vizinha, na cara. 

A criança ia a passar e foi surpreendida pelo canino, que lhe causou ferimentos muito graves. Foi transportada de imediato para o Hospital de Riba de Ave, mas houve necessidade de transferi-la para o Hospital de Guimarães, onde foi operada pelas 21 horas. Segundo José Alves, tio da menina que sofreu o ataque, "a operação correu bem e não há perigo de vida". O familiar refere que o local do ataque "foi mesmo à porta da casa do cão", situada na Rua Monte d'Além, daquela freguesia vimaranense.

Fonte: Jornal de Notícias

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Finlândia: Europa deve preparar-se para fim do euro

Os líderes europeus devem preparar-se para a possibilidade de um colapso da zona euro, tal como já está a fazer a Finlândia, defendeu hoje o ministro finlandês dos Negócios Estrangeiros, Erkki Tuomioja.

"Devemos preparar-nos abertamente para a possibilidade de acontecer o colapso da zona euro", afirmou em entrevista divulgada no jornal Daily Telegraph.

"É uma situação que ninguém quer na Finlândia, nem sequer o partido Verdade Finlandesa (direita nacionalista) e muito menos o Governo. Mas temos de estar prontos para essa hipótese", acrescentou o ministro.

Segundo Erkki Tuomioja, os líderes finlandeses estão a preparar "planos pragmáticos para poderem lidar com qualquer eventualidade".

Admitindo ser consensual que um colapso da zona euro tornará mais difícil gerir a crise a curto e médio prazo, o ministro dos Negócios Estrangeiros lembrou que o fim da moeda única não significaria o fim da União Europeia.

"Pode até permitir que a UE funcione melhor", disse.

A Finlândia é o único país da zona euro que ainda mantém a notação máxima ("AAA") relativamente ao risco da dívida, contando ainda com uma perspetiva estável das três principais agências de 'rating' internacionais.

Fonte: DN.PT

Presidente do Irão diz que existência de Israel é "insulto a toda a Humanidade"

Presidente do Irão diz que existência de Israel é "insulto a toda a Humanidade"
A existência de Israel é "um insulto a toda a Humanidade", disse, esta sexta-feira, o presidente do Irão, num dos seus mais violentos ataques ao Estado hebreu, quando Israel discute um eventual ataque às instalações nucleares iranianas. 

Dirigindo-se a crentes na Universidade de Teerão, depois de manifestações pró-palestinianas em todo o país assinalando o Dia de Jerusalém, Mahmud Ahmadinejad declarou que confrontar Israel é um esforço para "proteger a dignidade de todos os seres humanos".

"A existência do regime sionista é um insulto a toda a Humanidade", disse, considerando Israel "um grupo minoritário organizado, corrupto e que faz frente a todos os valores divinos".

Israel considera o Irão uma ameaça existencial devido ao seu programa nuclear e ao apoio que dá ao movimento xiita libanês Hezbollah e aos radicais palestinianos do Hamas.

Teerão tem negado sempre que o seu programa nuclear vise a construção de armas atómicas, insistindo que se destina à produção de eletricidade.

Nas últimas semanas intensificou-se o debate em Israel sobre um eventual ataque militar às instalações nucleares iranianas.

A posição oficial apoia as sanções económicas e diplomáticas para obrigar o Irão a parar o enriquecimento de urânio, mas os dirigentes israelitas nunca deixaram de assinalar que "todas as opções estão em cima da mesa".

Na quarta-feira, o ministro da Defesa Interna israelita cessante, Matan Vilnai, disse que Israel está preparado para uma guerra de 30 dias em múltiplas frentes com o Irão e está "mais pronto do que nunca" para o conflito.

"A única questão é se é necessário um conflito. A guerra é algo que é melhor adiar e pesar cuidadosamente", afirmou numa entrevista ao jornal israelita Maariv.

Fonte: Jornal de Noticias

Policiais matam manifestantes na África do Sul

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Vocalista dos Megadeath acusa Obama de encenar tiroteio de Aurora

Durante um concerto, Dave Mustaine acusou o presidente dos EUA de ser o responsável pelos recentes tiroteios no complexo de cinemas em Aurora e num templo sikh, com o objetivo de aprovar uma lei de proibição de armas.

Dave Mustaine, vocalista da banda de "heavy metal" Megadeath, afirmou num concerto que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem "encenado" os mais recentes tiroteios ocorridos no país.

O cantor encontrava-se a dar um concerto em Singapura quando acusou Obama de encenar o massacre ocorrido no complexo de cinemas em Aurora, no estado do Colorado, em que morreram 12 pessoas, durante a estreia do último filme da saga "Batman", assim como o massacre no templo sikh, no Wisconsin, em que morreram 12 pessoas. A finalidade seria a de levar à aprovação de uma lei de proibição de armas.

"No meu país, o meu presidente está a tentar passar uma lei para banir as armas, por isso ele está a encenar todos estes assassínios, como aquilo em Aurora, no Colorado, todas as pessoas que foram mortas lá e agora as pessoas lindas no templo sikh".

Além desta afirmação, o cantor afirmou que o país se está a transformar em "América nazi".


Fonte: Jornal de Notícias

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Descobertas novas pirâmides no Egito através do Google Earth?

Descobertas novas pirâmides no Egito através do Google Earth?
Especialistas estão a analisar as imagens de satélite, obtidas pelo Google Earth, que mostram o que parecem ser dois novos complexos de pirâmides no Egito.

Os dois locais em causa estão a cerca de 145 mil quilómetros um do outro. Pelas imagens captadas pelos satélites, que estão agora a ser cuidadosamente examinadas por vários arqueólogos, parecem ter vários montes em forma de pirâmide. 

Mas, a confirmar-se, a descoberta poderá ser ainda mais relevante: é que uma das formações, triangular, tem uma base de cerca de 200 metros - quase três vezes o tamanho da Grande Pirâmide. No outro local, distinguem-se, aparentemente, formações de base quadrada e que, vistas de cima, parecem piramidais.

Segundo a Sky News, os especialistas estão a observar as imagens antes de se deslocarem ao local.

Em maio do ano passado, 17 pirâmides foram identificadas também via satélite.


Fonte: Visão

Israel exige que Obama anuncie publicamente sua disponibilidade de bombardear Irã

Israel exige que Obama anuncie publicamente sua disponibilidade de bombardear Irã
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Ehud Barak estão tentando obter a declaração pública do presidente dos EUA Barack Obama sobre a disposição de usar a força militar contra o Irã, informa o jornal Maariv.

A liderança israelense espera que o líder dos EUA faça tal declaração na abertura da Assembleia Geral da ONU, que terá lugar em 25 de setembro, ou durante qualquer outro fórum público, mas até essa data. Atualmente, a embaixada de Israel nos Estados Unidos e a representação na ONU estão tentando agir nesta direção.

Fonte: Voz da Rússia

Saiba o que os finlandeses pensam sobre Portugal e o euro

É a voz que mais se levanta contra o resgate aos países em apuros. Não quer pagar dívidas alheias e admite abandonar a zona euro.

A crise são parágrafos de página de jornal. Nunca se atreveu a bater-lhe à porta, tão-pouco a espreitar a rua de prédios elegantes, sequer a pisar a cidade. Selinda Näse vive em Helsínquia há uma década, tem na capital um dos seus amores. Aos 34 anos, advogada num dos maiores escritórios da Finlândia, acredita que a crise é mal sem lugar no seu diário.

No julgamento da Moody's, o país é o único da zona euro a manter um estável triplo A. Bem-haja o sucesso das exportações, o desenvolvimento da indústria tecnológica e a solidez da banca, fiel a uma política conservadora e focada no mercado interno. O sol cruza a janela da sala num sorriso, não há cortinas nem estores, nada atrapalha "a vida fácil dos finlandeses".

Às vezes, Selinda nem cansa a paciência a ler as piores notícias. Chegam de longe, de países do Sul da Europa, paragens que rimam com férias, dívida, incumprimento do défice e corrupção. Ela, estudos e viagens vividas, não alinha na ideia feita, desconfia que há muitas maneiras de se pintar um retrato, que as razões da crise estão mal explicadas. Mas sabe que muitos finlandeses preferem o discurso eurocéptico. Numa sondagem realizada em Julho por seis jornais, um terço da população dizia querer abandonar o euro. A bagagem académica parece ditar opiniões - entre os inquiridos, metade dos que possuem o ensino básico anseia regressar ao antigo marco finlandês, já 84% dos que têm diploma universitário defende a continuação na zona euro.

Sentada no sofá branco, Selina arruma o cabelo louro. Vive em Punavuori, bairro a dois passos do centro, conhecido pelas lojas e bares na moda. A cidade é pequena, não muito longe ficam os bairros mais exclusivos, metro quadrado entre seis e oito mil euros. Desde que trabalha, comprou dois apartamentos: "Um advogado em início de carreira recebe cerca de 3.200 euros". E ela há muito se fez sénior. Tem direito a cinco semanas de férias, se durante o ano cumprir além da conta, conquista mais uma. Deposita o olhar nas vidraças, na terra dos extremos: "Hibernamos no Inverno e acordamos na Primavera". Na estação fria, durante semanas é noite o dia inteiro; no Verão, o sol brilha à meia-noite. O quinto maior país da União Europeia (UE) tem a densidade mais baixa do clube, umas 114 almas por quilómetro quadrado. Com metade da população portuguesa, é o Estado-membro que mais aponta o dedo à política de resgate financeiro.

Para alinhar no apoio à Grécia e à banca espanhola, insiste na assinatura de acordos bilaterais que lhe garantam o menor risco. Com o apoio da Holanda, ameaçou vetar uma importante medida para a sobrevivência do euro - a possibilidade do Mecanismo Europeu de Estabilidade comprar dívida de Itália e Espanha no mercado secundário, de forma a baixar as taxas de juro exigidas pelos investidores. O mecanismo acabou por ser ratificado, ainda que apenas com a aprovação de 104 dos 200 deputados. E a ministra das Finanças sublinhou que o país "não se agarra ao euro a qualquer preço", admitindo a possibilidade "de abandonar a moeda única".

Mas, afinal, o que leva os finlandeses a oporem-se à ajuda? Mika Palo, professor de finlandês e representante em Portugal do Instituto Ibero-Americano da Finlândia, acredita que a resposta está no passado. No início da II Guerra Mundial, o país enfrentou sozinho a vizinha URSS - perdeu algum território, mas não a independência. No final da guerra, foi a vez de lutar contra os alemães. A paz colocou-o no campo dos vencidos, ficando obrigado a pagar à URSS uma pesada indemnização: "Cumprimos até ao último tostão". Mais tarde, no começo dos anos 90, sofreu uma forte crise económica: "Recuperámos com muito esforço e dor, mas sem pedir dinheiro a ninguém. Há uma cultura de responsabilidade que nos faz achar injustas estas políticas de resgate".

Selinda traz a casa impecavelmente em ordem, nem um ‘bibelot' a atrapalhar o design simples, ares de andar modelo em condomínio à venda. Especialista em direito empresarial, sempre acreditou que os finlandeses acabariam por seguir as decisões de Bruxelas: "Ninguém adivinha as consequências da implosão do euro. A maioria é a favor da ajuda, mas a percentagem contra faz muito barulho". Filha de um engenheiro e de uma gestora de topo, bem se lembra de a mãe lhe repetir vezes sem conta: "Tens de ganhar o teu próprio dinheiro".

Independência e poupança vincam a identidade nacional. Até aos 20 anos, data em que rumou à Suécia, nunca se apercebera da existência de classes sociais. A Finlândia orgulha-se de ser uma sociedade igualitária, homens e mulheres, ricos e pobres, todos têm acesso ao mesmo mundo. Atravessa a sala descalça, sapatos e casaco são traje de rua, deixam-se à porta: "A principal característica dos finlandeses é o respeito pelas regras". Talvez por isso, Selinda, férias na Ericeira a equilibrar-se na prancha de surf e nos costumes lusos, muito se tenha admirado de escutar os portugueses: "As regras são feitas para quebrar". Vagueia o olhar pelas paredes, pelos móveis brancos: "Aqui, tudo funciona". Tanto que, às vezes, não se respira improviso. Apanha o cabelo, detém-se na janela. Estão 21 graus, à tarde há-de caminhar até um dos parques que povoam a cidade, gente e cerveja na relva.

Da casa de Selina à redacção do Helsingin Sanomat, jornal com famas de conceituado, são quinze minutos de eléctrico. Pintados de verde e creme, cruzam a cidade sem segundo de atraso nem vestígio de sujidade. Elonen Piia, editora adjunta de política nacional, afirma que os momentos de crise evidenciam as diferenças culturais: "Para o povo finlandês é incompreensível que alguns países não tenham cumprido o limite do défice e que agora não paguem as suas dívidas sozinhos". Anda entre uma secretária e outra: "Confiamos nos bombeiros, na polícia, nos políticos. Até termos um pequeno escândalo no financiamento de campanhas eleitorais, acreditávamos que não existia a mínima corrupção. E, na verdade, quase não existe". O Índice de Percepção da Corrupção de 2011, elaborado pela Transparência Internacional, dá-lhe razão - a Finlândia partilha com a Dinamarca o segundo lugar, logo a seguir à Nova Zelândia. Portugal ocupa o 32º posto.

Selinda gosta de café acabado de fazer. Tira a cafeteira do lume, o cheiro caminha até à sala, acomoda-se nas chávenas. Sabor igual ao lanche de casa dos avós. Ajeita-se no sofá, nas recordações. Uma amiga descobriu em casa da avó uma caixa com ‘collants' rotos e uma nota: "Para um dia de aflição". A história é um sorriso triste. As provações passadas na II Guerra Mundial aliadas aos princípios da igreja luterana semearam o valor da poupança. Selinda aquece as mãos na chávena. A recessão, que no início da década de 90, deixou os finlandeses nas mãos da austeridade, foi adubo: "Aprendemos muito com essa crise, o crédito não é amigo". Agora, anda a poupar para a maior das aventuras. Pediu uma licença sem vencimento e matriculou-se no curso Advanced Internacional Business Law da Universidade Católica de Lisboa. Em Setembro, há-de descobrir quanto custa pagar uma escola. "Poder viajar sem visto nem câmbio para Portugal é uma das maravilhas da UE. Os políticos têm de resolver a crise".

Fonte: Económico

Portugal teve uma recessão de 3,3%, pior do que o esperado

Tal como o Diário Económico tinha avançado hoje a quebra do consumo agravou a recessão no segundo trimestre do ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal diminuiu 3,3% no segundo trimestre de 2012 relativamente ao mesmo período do ano anterior, a pior quebra desde 2009, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A estimativa rápida das contas nacionais hoje divulgada pelo INE apresenta também a taxa de variação em cadeia (ou seja, relativamente ao trimestre anterior), tendo a economia portuguesa registado uma quebra de 1,2%.

Tal como o Diário Económico tinha avançado na edição de hoje a quebra do consumo foi o principal motivo para o agravar da recessão no segundo trimestre deste ano. "A redução mais acentuada do PIB foi determinada pelo comportamento da procura interna que registou um contributo mais negativo do que o vereficado no primeiro trimestre de 2012, com particular detaque para o investimento", refere o INE. 

Acrescentando que "o contributo positivo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB aumentou, refletindo a diminuição mais intensa das Importações de Bens e Serviços, uma vez que as Exportações de Bens e Serviços desaceleraram".

O Governo e a 'troika' prevêem que, para o conjunto de 2012, a economia portuguesa encolha 3%.

Cão mata menina dentro de casa no centro do Porto

Cão mata menina dentro de casa no centro do Porto
"Banho de sangue" e "cenário horrendo": uma bebé morreu esta segunda-feira à tarde vítima de um cão que estava na mesma casa em que ela fora deixada para passar a tarde. A família, e a comunidade, estão em choque.

"Eu tentei, mas não consegui carregar a minha irmã Babi... Só consegui fugir para a casa de banho". As palavras são da menina de 8 anos que, ontem à tarde, viu a sua irmã de 20 meses, Bárbara, ser atacada, e morta, por um cão de grande porte, um dogue-argentino, no 1.o andar dum apartamento na Rua de Camões, Porto.

A irmã, cujo lamento foi reproduzido por uma vizinha, "muito chocada e toda a tremer", é uma das três testemunhas do ataque, que ocorreu pelas 16 horas na sala de estar.

Na altura dos factos, estavam ainda presentes a dona da casa, de nome Alexandra, que é amiga da família e ficou encarregue de tomar conta das duas crianças, mais a sua mãe. Esta, que é idosa e se desloca em andarilho, ainda terá tentado separar o cão da criança, usando o aparelho como arma, "mas já não conseguiu nada, coitadinha, está muito destroçada", diz a mesma vizinha, que pede anonimato. "A dona da casa não chegou a fazer nada, desmaiou e foi para o hospital".


Ataque durou segundos

"Que desgraça, foi um banho de sangue, Jesus!", diz outra vizinha, que pede também anonimato. "Havia sangue na sala, nos corredores, nas escadas, até a ambulância ficou toda manchada", diz a mulher. O cenário seria tão horrendo que "até os polícias e os auxiliares do INEM estavam chocados e comovidos".

Aconteceu tudo muito depressa: as crianças brincavam na sala e o cão estava fechado no terraço, que divide com outro dogue. Alguém se distraiu com a porta e um dos cães (só um atacou) avançou e abeirou-se das duas meninas. Por que razão atacou? A família não sabe e os donos do animal não quiseram prestar declarações, mas vizinhos dizem que "o cão estava a lamber a cara à menina, ela agarrou-lhe as orelhas e ele mordeu. E nunca mais largou".

Bárbara Sofia Sousa Vieira, que ia fazer a 1.ª comunhão no dia 25, "sofreu traumatismos vários que provocaram hemorragias abundantes, resultando em paragem cardiorrespiratória", disse fonte do Hospital de S. João. A mãe, que é empregada de café, e o pai, técnico da Meo, ficaram em estado de choque. O canil municipal recolheu o cão.

Fonte: Jornal de Notícias
Extensor peniano