sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quebra na receita fiscal agrava défice para 7,9% no primeiro trimestre

O défice orçamental agravou-se para 7,9% do PIB no primeiro trimestre, ficando acima da meta de 4,5% prevista para o final do ano.

Segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor nominal do défice das Administrações públicas em contabilidade nacional - a óptica que conta para Bruxelas - atingiu os 3.217 milhões de euros, valor que compara com os 3.097 milhões de euros registados no final do primeiro trimestre do ano passado.

Analisando estes dados em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), verifica-se um agravamento dos 7,5% do final do primeiro trimestre do ano passado para 7,9% registados em 2012.

O valor de 2011 foi revisto de 7,7% para 7,5% do PIB.

Os dados do INE mostram ainda que analisando o ano terminado no final do primeiro trimestre também se registou um agravamento do défice.

"A necessidade de financiamento das Administrações Públicas agravou-se 0,1 [pontos percentuais], passando de 4,2% em 2011 para 4,3% no ano acabado no primeiro trimestre de 2012".

Esta evolução, segundo o Instituto, "refletiu em larga medida a diminuição das receitas de impostos sobre a produção" com uma quebra de 1,7% no ano acabado no primeiro trimestre de 2012, "e o aumento das prestações sociais" com um crescimento de 1,2% no mesmo período.

Sinais de alarme

Na publicação "Contas Nacionais Trimestrais por Sector Institucional", o INE explica que o agravamento do défice orçamental se ficou, assim, a dever à "redução mais acentuada na receita que a verificada na despesa".

Os dados divulgados hoje pelo INE confirmam os sinais de alarme relativos à execução orçamental de 2012 que já se vinham a fazer notar nas sínteses mensais de execução orçamental, com especial incidência numa cobrança de receitas fiscais abaixo do previsto, mas também em relação às despesas com prestações sociais, designadamente o subsídio de desemprego, acima do previsto.

A síntese de execução orçamental relativa ao mês de Maio, divulgada a 22 de Junho, dava conta disso mesmo, ao revelar que a receita fiscal do Estado tinha caído 3,5% nos primeiros cinco meses deste ano por comparação com o mesmo período de 2011.

O Governo previa no Orçamento para 2012 que a receita fiscal do Estado crescesse 2,9%, um valor que foi revisto ligeiramente em baixa no Orçamento Rectificativo, mas sem que se deixasse de prever um crescimento da receita com impostos.

Já do lado das despesas sociais, os gastos com subsídios de desemprego e de apoio ao emprego aumentaram 23% nos primeiros cinco meses deste ano, um aumento que equivale a mais 200 milhões de euros por comparação com o mesmo período do ano passado.

Um dia antes destes números serem conhecidos, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, reconheceu que a informação disponível sobre o comportamento das receitas não era "positiva".

O ministro reconheceu que os números da execução orçamental significam um aumento dos "riscos e incertezas" relativamente à possibilidade de cumprir a meta para o défice.

Perante estes números e os riscos para a execução orçamental que os mesmos comportam, o Governo não tem fechado a porta à aplicação de mais medidas de austeridade.

Os número divulgados hoje pelo INE confirmam, ainda que parcialmente, a estimativa que havia sido feita pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental do Parlamento que, perante os dados de execução orçamental tinham previsto que o défice orçamental em contabilidade nacional no final do primeiro trimestre seria de 7,4% do PIB.

Os técnicos de apoio à Assembleia da República notaram, contudo, que o principal impacto das medidas do orçamento (como o corte de subsídios à função pública e pensionistas) só será sentido depois do primeiro trimestre.


Fonte: Económico

Turquia está se preparando para guerra com a Síria

Turquia está se preparando para guerra com a Síria
O governo da Turquia confirmou oficialmente a informação de ter deslocado tropas para a fronteira síria, anunciou na quinta-feira a mídia local. Ancara explica suas ações por medidas de segurança, tomadas devido ao recente incidente com o avião turco abatido pela Síria.

Hoje de manhã, a televisão estatal informou que Ancara está organizando sua defesa antiaérea na fronteira com a Síria.

Além disso, há informações de que um comboio turco de cerca de 30 veículos militares com armamentos, incluindo baterias de mísseis, está se dirigindo para a fronteira síria.

Fonte: Voz da Rússia

Síria concentra tanques na fronteira com Turquia

Síria concentra tanques na fronteira com Turquia
As autoridades sírias deslocaram cerca de 170 tanques para a região da fronteira com a Turquia, informou o geral do Exército Sírio Livre (da oposição), Mustafa al-Sheikh.

Ele observou que os tanques das forças armadas sírias estão localizados na área da cidade de Aleppo, a cerca de 30 km da fronteira turca, numa escola de infantaria.

Segundo o general, os tanques serão posicionados ao longo da fronteira com a Turquia, ou então atacarão as cidades controladas pela oposição a norte de Aleppo.

Fonte: Voz da Rússia

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Presidente Bashar Assad declarou guerra na Síria

Presidente Bashar Assad declarou guerra na Síria
O presidente da Síria Bashar Assad declarou, que o seu país está no estado de guerra, informa a corporação britânica de rádio e televisão BBC.

Ontem nos arrabaldes de Damasco iniciaram batalhas ferozes entre o exército sírio e os rebeldes.

Assad exigiu ao novo gabinete do governo fazer todos os esforços para vencer.

Ambos os lados do conflito comunicam sobre dezenas de vítimas, tanto nas batalhas perto de Damasco, quanto por todo o país.

Fonte: Voz da Rússia

terça-feira, 26 de junho de 2012

Turcos implantar armamento pesado na fronteira com a Síria

Maradona: "Ronaldo merece uma estátua em Lisboa"

Maradona: "Ronaldo merece uma estátua em Lisboa"
Ex-astro argentino destaca Pepe, Raul Meireles e Nani e recomenda a Portugal que ataque a Espanha, caso contrários serão prontamente "aniquilados".

Diego Maradona, em análise ao Euro 2012, não poupou nos elogios a Cristiano Ronaldo, apesar de já por diversas vezes ter defendido que Messi é o melhor do mundo. Desta vez, no entanto, coloca o português no mesmo patamar que o seu compatriota. "Ronaldo é o melhor do mundo, a par do Messi. Ele mostrou aos seus conterrâneos que merece ter uma estátua em Lisboa", escreveu Maradona, numa coluna assinada por si no "Times of India".

O ex-internacional argentino vestiu a pele de treinador e deu conselhos à seleção nacional. "Se Portugal ficar à defesa, a Espanha irá aniquilá-los. Os jogadores portugueses têm que atacá-los como fizeram os italianos, no primeiro jogo", aconselhou Maradona, que guardou ainda elogios para Paulo Bento e mais três jogadores, que considera terem ajudado Ronaldo a "explodir" na seleção.

"Paulo Bento trouxe jogadores de topo como o Pepe, na defesa, o Raul Meireles, no meio-campo, e o Nani, o que lhe permitiu ter mais espaço na frente. Não começou bem mas depois marcou três golos e levou Portugal às meias-finais. É sempre bom ver uma estrela quando está no seu melhor", destacou.


Fonte: DN.PT

Físicos canadenses aqueceram substância até 4 trilhões de graus

Físicos canadenses aqueceram substância até 4 trilhões de graus
Físicos canadenses, durante um experimento, conseguiram aquecer uma substância até 4 trilhões de graus centígrados.

Isto é 250.000 vezes mais do que a temperatura no centro do Sol.

Cientistas colidiram núcleos de átomos de ouro, acelerados até quase à velocidade da luz, num colisor. Assim, eles estabeleceram um recorde absoluto de temperatura e entraram no Livro Guinness dos Recordes.

No entanto, os canadenses têm uma séria concorrência no laboratório suíço CERN, que tem equipamento mais poderoso. Mas os físicos europeus não publicaram resultados oficiais de medições de temperatura, portanto o recorde, por enquanto, é atribuído a seus colegas do Canadá.


Fonte: Voz da Rússia

Cientistas siberianos e bielorussos criam material para bateria “eterna”

Cientistas siberianos e bielorussos criam material para bateria “eterna”
Cientistas siberianos e bielorussos criaram um material original que servirá de base aos elementos de alimentação que funcionam com base nas fontes de energias renováveis.

O novo elemento de alimentação é uma espécie de bateria, mas, ao contrário desta, pode funcionar sem ser recarregado e fornecer eletricidade enquanto tiver ácido e redutor.

No futuro, os dispositivos que transformam a energia química em energia elétrica poderão trabalhar sem recarga pelo tempo que for necessário. Cientistas de todo o mundo levam a cabo estudos nesse sentido.


Fonte: Voz da Rússia

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Oficial: Chipre pede ajuda

O Chipre acaba de oficializar um pedido de ajuda à UE, tornando-se no quinto país do euro a solicitar assistência financeira.

Depois da Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha, agora foi a vez de o Chipre pedir assistência internacional no sentido de resolver os problemas de financiamento da banca do país.

Embora não haja valores oficiais, uma vez que a negociação do pacote de resgate deverá acontecer nos próximos dias, o montante da ajuda deverá ascender a mais de 10 mil milhões de euros, segundo alguns responsáveis cipriotas.

"O objectivo do pedido de assistência é conter os riscos para a economia cipriota, nomeadamente os riscos decorrentes dos efeitos negativos para sector financeiro, devido à elevada exposição à economia grega", anunciou o Governo em comunicado.

Este era, apesar de tudo, um anúncio já esperado. No início do mês, o ministro das Finanças cipriota revelou que o país vivia uma situação de emergência para recapitalizar os bancos, tendo nessa altura admitido que era uma questão de semanas até formalizar o pedido.

Sob forte pressão de Bruxelas para aceitar ajuda, a Governo cipriota optou então por sondar a Rússia e a China para avaliar possíveis empréstimos ao país que pudessem aliviar as condições do ‘bailout' aos parceiros europeus.

A oficialização do pedido de resgate surge no dia em que a agência Fitch cortou o ‘rating' do Chipre de ‘BBB-‘ para ‘BB+', o primeiro nível da categoria ‘lixo', devido às necessidades de recapitalização da banca cipriota.

Um dos bancos mais problemáticos é o Cyprus Popular Bank. Fortemente afectado pela sua exposição à Grécia, o banco precisa de 1,8 mil milhões de euros (o equivalente a 10% do PIB do país) para cumprir os requisitos das autoridades até final deste mês.

O Chipre entrou na União Europeia em 2004 e tornou-se membro da zona euro em 2008. A 1 de Julho assume a presidência rotativa da União Europeia.

Aumenta a tensão entre Ancara e Damasco

Espanha já pediu oficialmente o resgate bancário

O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos
O Governo espanhol solicitou hoje formalmente o pedido de ajuda europeia para o seu sistema financeiro, numa carta onde não detalha a quantia global do pacote de assistência, confirmou o ministério da Economia em Madrid.

A confirmação do envio da carta para o Eurogrupo detalha que o pedido de ajuda se destina à recapitalização das entidades financeiras que o solicitem.

"Tenho a honra de me dirigir a si, em nome do Governo de Espanha, para solicitar formalmente assistência financeira para a recapitalização das entidades financeiras espanholas que assim o necessitem", refere a carta a que a Lusa teve acesso.

De Guindos explica na carta que o instrumento através do qual se materializará a ajuda terá em consideração as várias possibilidades disponíveis e outras que surjam no futuro.

Na carta, o ministro da Economia assegura que as autoridades espanholas oferecerão "todo o seu apoio" na avaliação dos critérios de elegibilidade, na definição da condicionalidade financeira, no seguimento de medidas a implantar e na definição dos contratos de ajuda financeira.

O objetivo é ter concluído o "Memorando de Entendimento" até 9 de julho sendo que o valor global de ajuda, que será no máximo de 100 mil milhões de euros, só deverá ser conhecido depois de finalizarem as negociações sobre as condições do empréstimo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, por seu lado, afirmou hoje que a opção de utilizar fundos europeus para recapitalizar diretamente as entidades financeiras espanholas continua "aberta".

"Continua aberta a questão de se a ajuda se canaliza diretamente aos bancos ou se faz através do Estado. Essa questão tratou-se em Roma entre os quatro líderes europeus e não se chegou ainda a uma solução", explicou José Manuel García-Margallo.

O governante espanhol, que se referia ao encontro do primeiro-ministro italiano, Mario Monti, do presidente francês, François Hollande, da chanceler alemã, Angela Merkel, e do presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, falava aos jornalistas no Luxemburgo, à entrada para a reunião dos seus homólogos europeus.

Trata-se de um "trâmite formal e de procedimento" normal, explicou, sendo o mais importante conseguir negociar um prazo de devolução amplo e com juros baixos, para o pagamento do empréstimo.

"O importante agora é a negociação dos termos do contrato. Como quando qualquer família pede um empréstimo num banco", disse.

"O importante para nós é o prazo de devolução e a taxa de juro. Se conseguirmos um prazo de devolução longo e uma taxa de juro baixa a operação será muito mais favorável", afirmou.

García-Margallo disse que a decisão sobre o cariz de preferência ou não dos países da zona euro, com credores perante o Governo espanhol, "depende do instrumento" que se venha a utilizar, "outra das questões abertas".

"Depende do instrumento que se utilize. No tratado que estabelece o mecanismo provisório não se estabelece uma prioridade, não se estabelece um direito de preferência sobre estes créditos. No tratado definitivo sim. É outra das questões abertas", explicou.

O Governo espanhol remeteu hoje uma carta ao Eurogrupo com um pedido de ajuda formal para o setor bancário do país, não estando ainda definido o valor desse empréstimo.

O Eurogrupo disponibilizou para uma ajuda de até 100 mil milhões de euros mas os resultados das análises de duas consultoras contratadas pelo Governo para analisar o setor estimam que as necessidades de capital das entidades espanholas seja, no máximo de 62 mil milhões de euros.


Fonte: DN.PT

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Descobertos dois planetas que gravitam muito próximos entre si

Dois planetas fora do sistema solar, um rochoso como a Terra e outro gasoso como Neptuno, gravitam a uma distância muito curta entre eles, um fenómeno jamais visto no Universo.

Os resultados da descoberta foram publicados hoje na edição digital da revista Science, citada pela agência AFP.

Segundo astrónomos norte-americanos, os dois planetas aproximam-se o mais possível um do outro, em média a cada período de 97 dias. Nessa altura, estão separados por uma distância cinco vezes inferior à que separa a Terra da Lua.

Os peritos descobriram os dois exoplanetas (planetas fora do sistema solar) ao analisarem os dados recolhidos pelo telescópio Kepler, capaz de detectar um exoplaneta quando este passa diante da sua estrela, diminuindo brevemente a sua irradiação.

Os dois planetas formam, por si só, um novo sistema planetário, orbitando, cada um, uma estrela parecida com o Sol.

O planeta mais próximo da estrela, Kepler-36b, é rochoso como a Terra e cerca de 1,5 vezes o tamanho do «planeta azul», mas com uma massa 4,5 vezes superior à deste. O Kepler-36b gira em torno da sua estrela em 14 dias, a uma distância média de menos de 17,7 milhões de quilómetros.

Já o segundo planeta, Kepler-36c, é gasoso como Neptuno, 3,7 vezes maior do que a Terra e com uma massa oito vezes superior à do «planeta azul».

O «Neptuno quente», assim chamado devido à sua proximidade com a sua estrela, orbita esta em 16 dias, a uma distância de 36,21 milhões de quilómetros.

A proximidade entre os dois exoplanetas provoca grandes forças gravitacionais que os comprimem e os distendem, sustentam os astrónomos, que procuram compreender o motivo por que dois planetas tão diferentes podem reencontrar-se em órbitas tão próximas.

No sistema solar, planetas rochosos como Marte, Mercúrio e Terra estão próximos do Sol, enquanto os gasosos como Júpiter, Saturno, Urânio e Neptuno evoluem a uma distância maior.

Apesar do sistema estrelar Kepler-36 ser o primeiro a mostrar a proximidade entre um planeta rochoso e um gasoso, é provável que, de acordo com os astrónomos, tal constatação não seja rara na Via Láctea.

O sistema Kepler-36 é formado por duas estrelas da constelação Cisne, que dista cerca de 1.200 anos-luz da Terra.

Fonte: Lusa/SOL

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Estudante sul-africano inventa banho sem água

Um amigo demasiado preguiçoso para tomar banho, alguns meses de pesquisa e o empreendedorismo de um estudante universitário sul-africano levaram ao invento um banho sem água.

Ludwick Marishane, de 22 anos, inventou um produto a que chamou de DryBath, que se pode traduzir como "Banho Seco". É um gel de limpeza que, quando aplicado na pele, atua como água e sabão.

A invenção valeu ao estudante da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, o prémio de Estudante Empreendedor do Ano, pela invenção com inúmeras aplicações em todo o Mundo, particularmente entre populações com problemas de higiene básicos por causa da dificuldade de acesso a água.

O produto distingue-se dos anti-bacterianos por não ter um intenso cheiro a álcool. O DryBath não tem cheiro e é biodegradável.

Marishane inspirou-se num amigo que passava os invernos a tentar escapar ao banho. "Era preguiçoso e um dia disse: 'Por que é que ninguém inventa alguma coisa de pôr só na pele sem ter de tomar banho", recorda Ludwick Marishane.


Fonte: Jornal de Notícias

Irão poderá criar bomba nuclear dentro de quatro meses

Irã poderá criar bomba nuclear dentro de quatro meses
Segundo um relatório elaborado por peritos estadunidenses, o Irão poderá acumular material suficiente para criar uma arma nuclear já dentro de quatro meses.

“Dados da AIEA tornam evidente que o Irão pode, se o quiser, criar uma arma nuclear dentro de prazos muito curtos”, afirmou Steve Rademaker, representante do Centro de Política Bipartida, ao intervir no Comitê para os Assuntos das Forças Armadas da Câmara dos Representantes dos EUA.

Por sua vez, David Albright, presidente do Instituto para a Ciência e a Segurança Internacional, declarou à mesma Câmara que o Irão necessitará de pelo menos quatro meses para obter urânio enriquecido até 90%, indispensável para a produção de uma bomba atômica.


Fonte: Voz da Rússia

terça-feira, 19 de junho de 2012

Egipto: Morreu ex-presidente Mubarak

O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi hoje declarado clinicamente morto, depois de ter sido transferido da prisão para um hospital, noticiou a agência oficial MENA.

"Hosni Mubarak está clinicamente morto", noticiou a agência, citada pela AFP, acrescentando que "fontes médicas disseram que o coração" do ex-presidente egípcio "parou de bater e não respondeu à desfibrilhação".

O antigo líder egípcio foi transferido hoje da prisão onde se encontrava para um hospital militar, depois de ter sofrido um ataque cardíaco, referiu um oficial da polícia.

Fonte: Destak/Lusa

Os segredos de Mercúrio

EUA: Cristãos tentam dispersar festival árabe com cabeça de porco

Cristãos tentam dispersar festival árabe com cabeça de porco
No estado norte-americano de Michigan, um grupo de missionários cristãos, apologistas da Igreja dos Crentes na Bíblia, realizaram na sexta-feira passada um protesto contra o Islã no Festival anual árabe-americano em Dearborn.

Os membros desta organização vieram à manifestação armados com uma cabeça de porco empalada e cartazes de conteúdo anti-islâmico. Os cartazes diziam: "O Islã é uma religião de sangue e assassinato", "Maomé é um falso profeta, enganador, assassino e sedutor das crianças", etc.

Os árabes, por sua vez, gritaram "Allahu akbar!" atirando aos missionários garrafas de água e latas. O festival occoreu em Dearborn já pela 16a vez e reuniu cerca de 300 mil pessoas.

As desordens, tais como foram descritas acima, são uma ocorrência normal nesse festival. A polícia utiliza forças importantes para evitar confrontos e garantir a segurança dos participantes.


Fonte: Voz da Rússia

Palestinos dispararam 29 mísseis contra Israel

Palestinos dispararam 19 mísseis contra Israel
Combatentes palestinos lançaram esta terça-feira 29 mísseis contra as regiões meridionais de Israel. Pelo menos 13 deles foram disparados no espaço de uma hora. Um dos ataques mais intensos dos últimos meses “não provocou vítimas nem destruições”, informou um porta-voz do exército israelense.

Os combatentes do movimento HAMAS que governa a faixa de Gaza, confirmaram a autoria dos lançamentos de mísseis, ao chamá-los de “resposta ao assassinato, desde o início da semana de, pelo menos, 8 compatriotas” seus.

A ala militar do HAMAS envia SMS e publica em seu site dados sobre o número dos mísseis lançados e os alvos no território israelense, entre os quais figuram uma base militar e um povoado rural. “Nossos combatentes dispararam 10 mísseis contra o povoado sionista. O inimigo pagará caro por suas ações”, diz-se e um dos comunicados.


Fonte: Voz da Rússia

Crise: Cadilhe defende criação de novo imposto este ano

Miguel Cadilhe sugere a criação de novo imposto este ano para baixar dívida pública portuguesa.

O economista Miguel Cadilhe sugeriu hoje a criação de um novo imposto este ano em cerca de 4% da riqueza do país e pago por todos os portugueses de uma só vez.

O ex-ministro das Finanças, que se dirigia ao Governo e ao parlamento num seminário sobre um ano de programa de assistência financeira a Portugal a decorrer no senado da Assembleia da República, indicou que seria "um imposto de 4% sobre a riqueza líquida em 'one shot' [de uma só vez]", classificando-o como um "tributo de solidariedade" dos portugueses.

Sem adiantar muito mais sobre a forma de o colocar em prática, Miguel Cadilhe referiu que o encaixe deste imposto deveria ser aplicado na amortização da dívida pública.

Durante a sua intervenção, o economista alertou que nos próximos anos a taxa média de juro anual de 'stock' da dívida "deverá atingir os 5,% e isso não ajuda".

Miguel Cadilhe disse também que, após um ano de intervenção da 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) em Portugal, o 'desvio' que não estava nos planos é o desemprego: "É sem dúvida nenhuma o ponto negro deste plano [de ajuda]".

A Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal (CEAMPAFP) da Assembleia da República está hoje a promover um seminário sobre um ano de assistência financeira a Portugal com a presença, entre outros, de Elisa Ferreira, Medina Carreira e Carvalho da Silva.

O seminário decorre durante a tarde com a participação de Braga de Macedo, Eugénio Rosa, Pedro Lains e António Lobo Xavier.


Fonte: Económico

Rússia, China, Irã e Síria realizarão os maiores exercícios militares no Oriente Médio

Rússia, China, Irã e Síria realizarão os maiores exercícios militares no Oriente Médio
A agência noticiosa iraniana Fars, citando as fontes não identificadas, informou que as tropas russas, chinesas, sírias e iranianas nas próximas semanas irão realizar grandes exercícios militares conjuntos no território da Síria.

Segundo o relatório, estes exercícios serão os maiores no Oriente Médio, contando com a participação de cerca de 90 mil militares terrestres, marítimas e das forças aéreas. Os exercícios envolverão cerca de 400 aviões e um mil tanques.

O relatório afirma que o Egito deu a permissão para passar pelo Canal de Suez para os 12 navios da Marinha chinesa, que durante duas semanas chegarão às costas da Síria. Os submarinos nucleares russos, destroyeres e porta-aviões, bem como navios de guerra iranianos chegarão quase ao mesmo tempo.

Durante os exercícios, a Síria pretende testar mísseis terra-água e sistemas de defesa aérea, informa a agência.


Fonte: Voz da Rússia

domingo, 17 de junho de 2012

Banco Mundial alerta: Europa pode 'crashar'

O presidente do Banco Mundial alerta que a Europa poderá enfrentar uma situação comparável à que foi causada pela falência do banco Lehman Brothers em 2008 e que o colapso do euro poderá causar uma crise mundial.

Numa entrevista hoje publicada pelo jornal britânico The Observer, Robert Zoellick garantiu que vai chamar à atenção, durante a cimeira do G-20, para o risco de crash financeiro na Europa, que, salientou, teria consequências desastrosas para os países desenvolvidos.

«A Europa poderá ser capaz de sair [da crise], mas o risco é grande», observou o responsável, prevendo que uma «situação comparável à do Lehman Brothers poderá verificar-se se as coisas não forem tratadas de forma adequada».

Fonte: Lusa/SOL

Peste bubônica ou peste negra, doença mais perigosa da Idade Média, ressurgiu nos EUA



Um habitante do estado norte-americano do Oregon ficou contagiado da doença mais perigosa da Europa Medieval, peste bubônica (peste negra), e agora está em estado crítico. Ele ficou contagiado desta doença em 2 de junho, quando tentava salvar um camundongo da boca de um gato vagabundo.

O paciente está agora em uma das maiores clínicas do estado em estado crítico. O tipo da peste, do qual ele sofre, causa sangradura na cavidade abdominal e gangrena das extremidades. A vacina contra peste existe, mas atualmente ela não se produz nos EUA.

A peste bubônica ou morte negra espalhou-se por toda a Europa de 1347 a 1351, matando cerca de 25 milhões de pessoas. Ela pode ser transportada por pulgas e o homem pode adoecer na sequência da mordida de uma pulga ou do contato com os animais, que têm pulgas (por exemplo, com roedores). A partir de 1995 no estado do Oregon foram registados mais quatro casos da peste, todos os contagiados sobreviveram.

Fonte: Voz da Rússia

sábado, 16 de junho de 2012

Nona Nuvem: Nova droga ameaça EUA com comportamentos canibais (Zumbis)

Nova droga ameaça EUA
Nos EUA, a Polícia alerta contra uma nova droga, a Nona Nuvem,que provoca comportamentos canibais, enquanto as lojas vendem balas contra zombies após vários ataques de canibais, relata o jornal Daily Mail.

Recentemente, a mídia informou sobre vários casos de ataques de canibais nos Estados Unidos. "Rudy Eugene, rosnando para a Polícia, continuava a comer o rosto de sua vítima, um sem-abrigo. A polícia disparou contra ele e acabou por matá-lo", informa o jornal.

A notícia também dá detalhes de outros incidentes. Em Miami, um vagabundo, Brandon De Leon, arreganhando-se, ameaçou comer dois policiais. Em Louisiana, Carl Jakno, de 43 anos mordeu a vítima no rosto, rasgando com os dentes parte do músculo.

A Polícia suspeita que o último tenha consumido a droga Nona Nuvem, um dos efeitos da qual é a agressividade e impulsos canibais.

Fonte: Voz da Rússia

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Crise: FMI pede a Espanha que suba o IVA e desça salários

FMI insta Madrid a mais esforços para combater crise e defende o aumento do IVA já este ano e a descida dos salários na Função Pública.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu ao Governo espanhol que aumente o IVA já este ano, em vez de esperar até 2013, e que aprove rapidamente uma nova descida nos salários dos funcionários públicos para reduzir o défice, numa altura em que os mercados começam a desconfiar sobre a capacidade do país para sobreviver sem um resgate financeiro.

"Há uma margem considerável para a redução dos benefícios fiscais e para o aumento da receita fiscal indirecta (...), especialmente em matéria de IVA e de impostos especiais de consumo, medidas a serem tomadas agora. Para garantir que as poupanças previstas se concretizem, futuros cortes nos salários públicos poderiam ser aprovados agora e cancelados apenas se os objectivos forem alcançados", assume o FMI. 

O fundo alerta para o caso de Espanha poder vir a falhar os "objectivos importantes" fixados no plano de estabilidade que o Executivo liderado por Mariano Rajoy está a executar, caso não venha a implementar medidas extraordinárias. E considera mesmo como "muito ambiciosas" as metas para a redução do défice de 8,9% do PIB em 2011 para 5,3% no final do ano e para 3% em 2013.

"As perspectivas são muito difíceis. A economia está no meio de uma recessão sem precedentes, com o desemprego em níveis inaceitáveis, a dívida pública a crescer rapidamente e segmentos do sector financeiro a precisar de recapitalizar-se", indica o FMI na sua análise sobre a situação económica espanhola, divulgada na véspera de um fim-de-semana decisivo para a zona euro, com a reunião do G20 e as eleições na Grécia.

A instituição liderada por Christine Lagarde revela ainda que o Governo espanhol tomou medidas "relevantes" nos últimos meses, mas pede uma resposta mais ambiciosa a Madrid para restaurar a confiança dos mercados, como, por exemplo, acelerar o programa de privatizações.

"A maior parte da consolidação planeada para 2013-2015 é baseada em medidas de redução da despesa, muitas delas ainda por especificar. Nenhuma opção deve ser descartada", acrescenta o FMI.

Nos últimos dias, Espanha tem sido o centro das atenções na zona euro, com os juros da dívida a 10 anos, referência no mercado, a atingir máximos de sempre desde a criação da zona euro, nos 7%. Após o resgate à banca, que pode ir até 100 mil milhões de euros, os analistas antecipam já que Rajoy terá de pedir assistência financeira para acudir as contas públicas.

Fonte: Económico

Japão poderá ser considerado falido até 2017

Japão poderá ser considerado falido
Japão poderá entrar em bancarrota até 2017, por isso investidores devem adquirir ativos em moedas mais fortes, anunciou Takeshi Fujimaki, o ex-assessor do bilionário George Soros.

Segundo Fujimaki, após a falência, o valor de iene vai cair 5-6 vezes, ou seja, atingirá 400-500 ienes por $1. Ao mesmo tempo, as taxas de jurs sobre títulos de 10 anos no Japão vão subir para 80%. Até 2014, a dívida estatal será de 245% do PIB.

Fujimaki nota que atualmente não existem formas de superação da crise no Japão. Tóquio tem duas opções: ou ligar o prelo (emitir moeda) ou declarar falência.

Fonte: Voz da Rússia

Putin promete resposta apropriada a projecto anti-míssil

EUA: Granizo do tamanho de bolas de ténis, causa destruição em Dallas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Chipre é o próximo na lista: Resgate chega até ao final do mês

ddd
Há mais um país na lista da ajuda externa. O ministro das Finanças cipriota confirmou hoje à Reuters que o país deve precisar de ajuda até ao final deste mês.

"A situação é urgente. Sabemos que a recapitalização dos bancos tem de estar concluída até ao final deste mês e faltam pouco dias", disse aos jornalistas o ministro das Finanças, citado pelo El País e pelo Jornal de Negócios.

Esta ajuda, garantiu ainda Vassos Shiarly, será abrangente: "Será um pedido que resolva não apenas as circunstâncias presentes e a recapitalização dos bancos mas também as necessidades futuras”, esclareceu o ministro das Finanças.

"O assunto é urgente. Sabemos que a recapitalização da nossa banca tem que estar concluída até 30 de Junho. Faltam alguns dias", acrescentou Shiarly aos jornalistas. O Chipre assume a presidência rotativa da União Europeia no próximo dia 1 de Julho.

Já na semana passada se falou sobre a possibilidade de o Chipre estar a preparar um pedido de resgate à União Europeia depois de meses a tentar resistir a uma solução deste tipo. Em entrevista ao Financial Times, o governador do banco central, Panicos Demetriades, admitiu então que o país está a viver um "momento importante de colapso [crunch]" financeiro e que é cada vez mais provável ter de pedir um plano de empréstimos para fazer face às ondas de choque da crise do euro e, sobretudo, à crise da Grécia, país vizinho ao qual está quase totalmente exposto.

O acordo visa essencialmente estabelecer uma linha de crédito para recapitalizar o sistema bancário do país. Serão necessários, pelo menos, 1,8 mil milhões de euros para segurar o caso mais problemático: o Banco Popular do Chipre, o segundo maior do país, em sérias dificuldades depois de ter sido a obrigado a reconhecer perdas avultadas com investimentos gregos. Panicos Demetriades explicou ao FT que que o tempo escasseia. Até ao final de junho terá de haver uma solução caso contrário o banco entra em incumprimento.

Fonte: Dinheiro Vivo

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Tensão: Fitch corta ‘rating' de Espanha para ‘BBB'

Fonte: Paulo Castelo

A Fitch baixou hoje em três níveis o ‘rating’ de Espanha de ‘A’ para ‘BBB’. Banca, recessão e vulnerabilidade à crise motivam ‘downgrade’.

A agência norte-americana Fitch baixou hoje o ‘rating' de Espanha em três níveis, de ‘A' para ‘BBB', dois níveis acima da classificação considerada ‘lixo', mantendo o ‘outlook' (perspectivas de evolução) negativo, o que indica que pode voltar a baixar a nota da dívida espanhola.

Em comunicado, a agência aponta uma bateria de factores para a revisão em baixa da classificação, entre eles o elevado custo da reestruturação e recapitalização da problemática banca espanhola, que deverá ascender entre 60 a 100 mil milhões de euros.

Se a ajuda pública à banca for de 60 mil milhões, o endividamento estatal deverá atingir os 95% do PIB em 2015, estima a Fitch, que indica ainda que o Governo terá cada vez mais dificuldades em apoiar o sistema financeiro do país.

A Fitch entende ainda que a "vulnerável" economia espanhola continuará em recessão até final do ano e só em 2013 é que se vão registar os primeiros sinais de "retoma suave", afectada pela crise de dívida na região.

"A intensificação da crise na zona euro na segunda metade do ano passado empurrou a região e a Espanha para uma recessão, exarcebando as preocupações em torno da solvência dos bancos e dos soberanos", aponta a Fitch num comunicado.

Nos últimos dias, a imprensa internacional deu conta de que a Europa está a preparar um resgate a Espanha, mas sem a carga de austeridade exigida aos outros países europeus intervencionados. O plano de assistência em estudo inclui também a dispensa de um acompanhamento permanente dos credores. 

Entretanto, Bruxelas afirmou hoje que "não sabe" quando o país pedirá ajuda. A Comissão Europeia reforça que não há ainda um pedido de ajuda de Espanha e que não tem estimativas de quando poderá existir.

Fonte: Económico

Grécia: Deputado neonazi agride parlamentares de esquerda

Deputado neonazi agride parlamentares de esquerda
Um deputado grego de orientação neonazi agrediu hoje dois parlamentares de esquerda durante um debate em direto, num canal de televisão, que tinha como tema as eleições de 17 de junho.

O deputado neonazi Ilias Kasidiaris, do partido Aurora Dourada, fugiu do local e o ministério público grego já pediu sua prisão, por flagrante delito, pela "tentativa de infligir uma perigosa lesão corporal", segundo uma fonte judicial.

O governo interino grego "condenou o ataque de forma categórica".

O ataque provocou grande comoção e revolta na sociedade grega, estando o vídeo a circular pelas redes sociais na Internet.

Fonte: DN.PT



Imprensa: Europa prepara resgate ‘suave’ para Espanha

Imprensa internacional dá conta de um resgate sem a carga de austeridade exigida aos outros países europeus intervencionados.

O plano de assistência em estudo inclui também a dispensa de um acompanhamento permanente dos credores.

Estão em marcha acelerada planos de contingência para a União Europeia ajudar Espanha, revelaram à Reuters fontes próximas das discussões que decorrem em Berlim e Bruxelas. As mesmas fontes adiantaram que os responsáveis europeus estão a examinar os tratados europeus para descobrir uma forma de Madrid ter acesso aos fundos de resgate da zona euro sem o estigma de um programa de ajustamento económico, como nos casos da Grécia, Portugal e Irlanda. 

Responsáveis alemães explicaram que o objectivo é evitar o embaraço de Espanha ter de adoptar novas reformas económicas impostas do exterior e monitorizadas de perto pelos inspectores da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI). Isso mesmo deu a entender o ministro das Finanças espanhol, Cristobal Montoro, que admitiu ontem, pela primeira vez, que Espanha vai precisar de ajuda internacional para recapitalizar os bancos, mas recusou um pedido de ajuda internacional para Madrid não ter de ficar sob a tutela dos "homens de negro". Espanha "não é resgatável" e o que necessita "não é de um resgate, mas de mais Europa", argumentou o ministro espanhol. 

Com a divulgação prevista para segunda-feira de um relatório do FMI sobre o sector bancário espanhol, algumas fontes sondadas pela Reuters sugeriram que podem existir "intensivas negociações de preparação" de um resgate espanhol durante o fim-de-semana. 

Outras fontes de Berlim afirmaram que o ministro das Finanças alemão acredita que o fundo permanente de apoio ao euro, o MEE (Mecanismo Europeu de Estabilidade), que vai entrar em vigor no próximo mês, poderia financiar directamente o fundo espanhol de resgate à banca, o FROB. Mas os advogados europeus não estão convencidos de que esta opção seja legal. 

"Um resgate ‘descafeinado'"

O jornal espanhol ‘Expansión' escreve que a "Alemanha prepara um resgate ‘descafeinado' para Espanha", frisando que está a ser alinhavado um acordo que permitiria a Espanha recapitalizar os bancos em apuros com a ajuda dos parceiros europeus, "mas sem a vergonha de ter de adoptar novas reformas económicas impostas do exterior". 

Citando altos dirigentes alemães, o ‘Expansión' acrescenta que mesmo que Berlim se mantenha firme na oposição a que os fundos de resgate financiem directamente os bancos, se Madrid fizer um pedido de ajuda formal, os fundos poderiam ser libertados sem que o país liderado por Mariano Rajoy tenha de submeter-se às duras reformas impostas nos três países do euro que já pediram ajuda.

Em vez disso, Espanha teria apenas de acordar novas condições relacionadas com a reforma do seu sector bancário, que é o ‘calcanhar de Aquiles' do país vizinho. O ‘Expansión' adianta ainda que a Alemanha está também a estudar a possibilidade de canalizar fundos para o FROB para reforçar a ideia de que a raíz dos problemas de Espanha são os bancos e não as contas públicas.

Outras fontes citadas pelo Financial Times adiantaram que a disponibilidade para considerar um sistema de monitorização a Espanha menos intrusivo decorre do facto de Mariano Rajoy ter introduzido já este ano uma série de reformas e medidas de austeridade que são equivalentes aos esforços que têm estado a ser feitos nos outros três países do euro já resgatados.

"Podem existir melhores formas de recapitalizar os bancos do que através de um programa completo... sobretudo se o governo espanhol está a fazer tudo bem ao nível estrutural", referiu um alto responsável envolvido nas negociações.

O FT adianta ainda, citando responsáveis europeus, que o maior obstáculo à efectivação do resgate a Espanha é a relutância de Rajoy para aceitar um programa de assistência, devido aos receios de que o seu governo possa sofrer uma forte golpe político se pedir ajuda, depois de ter insistido ao longo de meses que não era necessário. Madrid teme também uma estigmatização de todos os bancos do país.

Fonte: Jornal Económico

Rússia irá defender direito do Irão a indústria nuclear civil

Rússia irá defender direito do Irã a indústria nuclear civil
O Presidente russo Vladimir Putin, que participa da Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, que está decorrendo em Pequim, reunirá hoje com seu homólogo iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, para discussão do programa nuclear do Irão.

“A Rússia irá defender de modo consequente e ativo o reconhecimento do direito do Irão a uma indústria atômica civil sob controle da AIEA”, frisou Iuri Ushakov, assessor do Chefe de Estado da Rússia.

Segundo Ushakov, o Kremlin atribui particular importância ao encontro entre Putin e Ahmadinejad, dado que no momento em que “se exacerbam cada vez as paixões em redor do programa nuclear iraniano, Putin necessita compreender a visão que a própria Teerã tem desta situação”.

Fonte: Voz da Rússia

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Leite prolonga vida e protege contra obesidade

Leite prolonga vida e protege contra obesidade
O ingrediente natural, nicotinamide riboside, encontrado no leite, pode proteger contra obesidade, mesmo no consumo de alimentos de alta caloria, informam os pesquisadores da Universidade Politécnica de Lausanne (Suíça), após a realização de experimentos com ratos, segundo a publicação da revista Cell Metabolism.

Os cientistas acreditam que o ingrediente encontrado pode ser usado como vitaminas. O componente do leite tem os mesmos benefícios que resveratrol, substância que pode prolongar a vida e se contém no vinho tinto.

Fonte: Voz da Rússia

Portugal em destaque por falta de controlo e sanções à corrupção

Portugal em destaque por falta de controlo e sanções à corrupção
Portugal, a par da Grécia e Espanha, está em destaque num relatório da Transparência Internacional por a má prática, e por a ineficiência e a corrupção não serem suficientemente controladas nem punidas. 

O relatório da Transparência Internacional, dedicado ao tema "Dinheiro, Política e Poder - Riscos de Corrupção na Europa", analisou as práticas anticorrupção em 25 países europeus, em 2011.

A estes três países junta-se a Itália no grupo em que a Transparência Internacional detetou graves deficiências na prestação de contas do setor público e problemas profundamente enraizados de ineficiência, má prática e corrupção, os quais não são suficientemente controlados nem enquadrados em termos sancionatórios.

No documento, Portugal é citado como um país em que um estudo recente indicou que menos de cinco por cento da corrupção conhecida levou à condenação.

Esta organização da sociedade civil considera "particularmente preocupante" que em alguns países da Europa Central e Oriental, como a República Checa, a Hungria e a Eslováquia, se tenha registado um retrocesso nas medidas anti-corrupção.

Ao nível do aumento da corrupção, o relatório identifica um conjunto de países: República Checa, Grécia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.

Portugal, tal como a Grécia, a Itália e Espanha, foi identificado como um dos países com sérias deficiências no seu sistema.

Dos 25 países analisados, apenas oito têm códigos de conduta para os deputados, com alguns países, como a Dinamarca, a Finlândia e a Suíça, abrangem questões éticas.

Fonte: Jornal de Notícias

terça-feira, 5 de junho de 2012

Tensão aumenta na fronteira de Armênia e Azerbaijão

Tensão aumenta na fronteira de Armênia e Azerbaijão
O Azerbaijão anunciou a morte de cinco soldados seus em um tiroteio na fronteira com a Arménia. 

Na véspera, na mesma área foram mortos três cidadãos da Arménia. A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, advertiu sobre o perigo de mais uma escalada do conflito militar entre os dois países.

Fonte: Voz da Rússia


Face Oculta: Juiz de Aveiro manda destruir últimas escutas a Sócrates

O juiz presidente do tribunal de Aveiro que está a julgar o processo de crimes de corrupção Face Oculta determinou a destruição do que serão as últimas escutas ainda existentes envolvendo o ex-primeiro-ministro José Sócrates, decisão da qual não é passível recurso.

Interceções de voz e sms feitas pela Polícia Judiciária de Aveiro ao arguido Armando Vara, "alvo" acusado de tráfico de influência.

O juiz Raul Cordeiro negou esta manhã a pretensão da defesa de Paulo Penedos, advogado acusado de tráfico de influência, em aceder aos produtos em causa por ter sido dada ordem de destruição pelo presidente do supremo tribunal de justiça, Noronha de Nascimento, em Dezembro de 2010 e que será "executada oportunamente".

O magistrado foi ao encontro da equipa de procuradores do Ministério Público (MP) encarregada da acusação, que tinha manifestado oposição ao requerimento de acesso às interceções em causa (cinco registos de vozes e 25 mensagens de telemóvel).

Paulo Penedos, filho de José Penedos, ex-presidente da REN, também arguido, considerou as escutas "relevantes" para a sua defesa.

São cópias de duplicações que o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, determinou manter no processo até que o incidente das escutas suscitado logo na fase de inquérito fosse esclarecido.

Fonte: DN.PT

Breivik explicou seu ódio de muçulmanos

Breivik explicou seu ódio de muçulmanos
Durante audiências judiciais Anders Breivik contou sobre as origens do seu ódio em relação aos muçulmanos, escreve Aftenposten.

De acordo com o terrorista, seus contatos com muçulmanos na infância significativamente afetou sua personalidade. Ele tinha sete anos quando pela primeira vez enfrentou muçulmanos. Na altura o pai de um amigo seu, um nativo da Turquia, quebrou sua bicicleta, como uma vingança por um insulto. Além disso, ele repetidamente notava que os muçulmanos foram envolvidos em crimes: assaltos, brigas, estupros. Os imigrantes muçulmanos normalmente chamam os noruegueses de "batatas", chamando as meninas norueguesas de "esteira de batata."

Cada caso não tinha nenhum significado especial, mas sua combinação formou uma opinião de Breivik sobre os muçulmanos.

Fonte: Voz da Rússia

Raio cósmico misterioso atingiu a Terra no século VIII

Raio cósmico misterioso atingiu a Terra no século VIII
No século VIII a Terra foi atingida por um raio cósmico, cuja natureza ainda está desconhecida. Os cientistas japoneses da Universidade de Nagoya chegaram a estas conclusões, analisando o córtex de cedros, em que encontraram o maior teor de isótopo de radiocarbono.

A concentração de isótopo de radiocarbono, encontrada por cientistas nos cedros de 774 e 775 anos, é dez vezes maior do que em um cedro normal. O radiocarbono é produzido na atmosfera sob a influência de radiação cósmica. Seria de supor que a causa de radiação tão forte durante este período poderia ser o nascimento de uma supernova estrela ou um poderoso relâmpago. No entanto, os cientistas rejeitam fortemente estas versões.

Os entusiastas imediatamente começaram a falar sobre o fato de vida extraterrestre, e raio cósmico misterioso, segundo eles, é nada mais do que uma arma alienígena.

Fonte: Voz da Rússia

Como o fisco vai utilizar as operações stop para cobrar dívidas


PSP

A Direção-Geral de Impostos está a desenvolver uma parceira com a PSP para identificar os condutores com dívidas fiscais durante as operações stop e proceder à apreensão do veículo na hora.

Segundo o jornal i, a parceria teve início no final de 2011 e as operações já foram realizadas a nível nacional. A PSP não adianta mais pormenores sobre a frequência destas e explica que o que ficou acordado entre as duas entidades foi a realização de “acções pontuais”.

“Apesar desta aproximação às Finanças ser de facto uma realidade recente, a PSP já está habituada a estas operações conjuntas com outras entidades, como é o caso da ASAE”, disse uma fonte da PSP ao i.

Assim, os condutores que não tiverem a sua situação resolvida com o Fisco podem ficar com o seu veículo apreendido. Os elementos da Direção-Geral de Impostos, além da polícia, têm poder para proceder à apreensão.

“A lei permite a apreensão de bens, nomeadamente de veículos automóveis, nos casos em que os proprietários tenham dívidas, ou em que por exemplo não tenham seguro em dia. É-lhes dado um tempo para pagarem de forma voluntária, mas caso não o respeitem perdem o bem a favor do Estado”, explica a mesma fonte da PSP.


As autoridades policiais já estão munidas de um dispositivo que identifica as matrículas de veículos cujos proprietários tenham em atraso o imposto único de circulação mas com a nova sinergia vai ser possível identificar qualquer tipo de dívida às finanças.
 O fisco está a desenvolver uma parceira com a PSP para identificar os condutores com dívidas fiscais durante as operações stop



Fonte: Dinheiro Vivo

sábado, 2 de junho de 2012

Via Láctea está em rota de colisão com Andrómeda

Duas estão a aproximar-se a uma velocidade de 480 mil quilómetros por hora.

A Via Láctea está em rota de colisão com Andrómeda, uma galáxia duas vezes maior que a nossa.

As duas estão a aproximar-se a uma velocidade de 480 mil quilómetros por hora.

Os cientistas já sabiam do fenómeno, mas, agora, graças ao telescópio espacial hubble, puderam fazer as contas e prever o choque, que vai acontecer dentro de quatro mil milhões de anos.

Fonte: TVI 24



Zombie Apocalypse: Segundo caso de canibalismo nos EUA numa semana

Segundo caso de canibalismo nos EUA numa semana
Na mesma semana em que o mundo conheceu o "canibal de Miami" e a história do seu crime foi contada e explorada até ao detalhe mais macabro, os Estados Unidos da América enfrentam outro relato de canibalismo. Um estudante de 21 anos foi acusado de homicídio depois de confessar ter assassinado um colega de quarto e comido o seu coração e partes do seu cérebro. 

A suspeita do crime surgiu quando a família do agressor informou a polícia que havia encontrado partes de corpo humano na cave da sua casa. Alexander Kinyua, estudante de engenharia na Morgan State University, terá assassinado e cometido atos de canibalismo contra o seu colega de quarto, Kujoe Bonsafo Agyei-Kodie, de 37 anos.

Agyei-Kodie foi dado como desaparecido, na passada sexta-feira, pelo pai de Kinyua. A polícia local investigou o caso e acabou por regressar ao ponto de partida: a moradia onde todos viviam há meses, em Harford County, no Estado de Maryland, nos EUA.

Alexander Kinyua foi preso, na quinta-feira, depois de terem sido encontradas duas mãos e uma cabeça despedaçada na cave da casa e outras partes do corpo num caixote do lixo próximo da igreja local.

A polícia interrogou Kinyua, que acabou por confessar ter assassinado o colega de quarto com uma faca e depois ter comido o seu coração e partes do seu cérebro.

Kinyua está detido no Centro de Detenção de Harford, acusado de homicídio em primeiro grau. As motivação do agressor são desconhecidas e a polícia declarou que não há razões para suspeitar que existam outras vítimas.

A onda de "Zombie Apocalypse"

Em uma semana, este é o terceiro caso macabro noticiado na América do Norte.

No passado sábado, Ruby Eugene foi morto pela polícia de Miami quando foi apanhado a cometer atos de canibalismo, num corredor pedonal no viaduto de McArthur, no centro de Miami. O "canibal de Miami" desfigurou um um homem, ao comer partes da sua cara.

Luka Rocco Magnotta, o homem mais procurado do Canadá, que, alegadamente, namorou com uma assassina em série que matou a própria irmã, é suspeito de ter desmembrado um homem e de ter enviado partes do corpo pelo correio para as sedes dos principais partidos canadianos.

Agora, é a história de Kinyua que circula nos meios de comunicação e redes sociais, intensificando a onda de "Zombie Apocalypse" que tem inquietado as pessoas, um pouco por todo o mundo.

Fonte: Jornal de Notícias

Kofi Annan: Conflito na Síria transforma-se em guerra total

Conflito na Síria transforma-se em guerra total - Kofi Annan
O conflito na Síria poderá transformar-se numa guerra total, considera o enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, discursando no encontro dos chefes da diplomacia dos países árabes em Doha.

A reação vigorosa dos políticos de uma série de países contra as autoridades sírias seguiu-se após o ataque à aldeia de Houla, onde nos dias 25 e 26 de Maio, segundo os observadores internacionais, morreram mais de 100 pessoas, incluindo mulheres e crianças.

As autoridades sírias negam o seu envolvimento na tragédia, responsabilizando os guerrilheiros islamitas. Moscou considera que alguns países querem aproveitar os acontecimentos em Houla como pretexto para o início de atividades militares e que para isso tentam pressionar o CS da ONU.

Fonte: Voz da Rússia

Irão ameaça atacar bases de EUA

Irã ameaça atacar bases de EUA
O Irão lançou hoje, mais uma vez, um aviso aos EUA e Israel que em caso de ataque às suas instalações nucleares irá proceder a uma resposta proporcional.

O general Yahya Rahim Safavi, conselheiro do dirigente supremo do país, Ali Khamenei, declarou que as bases dos EUA na região encontram-se dentro do raio de ação dos mísseis iranianos sendo muito vulneráveis e que os mísseis iranianos têm capacidade para atingir alvos em qualquer ponto de Israel.

Na opinião dos observadores, essa declaração foi efetuada na sequência da afirmação pelos representantes oficiais dos EUA que estes tem pronto um plano de ataque às instalações nucleares iranianas.

Fonte: Voz da Rússia
Extensor peniano