terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dívida Moody's corta 'rating' da CP e da Refer

A agência de notação financeira desceu as avaliações da CP e da Refer para B2, três níveis abaixo do 'rating' de Portugal.

A Moody's desceu hoje em um nível os 'ratings' da Comboios de Portugal (CP) e da Refer, de B1 para B2,  as duas classificações já consideradas 'junk'. A nova avaliação das duas empresas fica assim três níveis abaixo da actual classificação da República Portuguesa, de Ba2. 

"A decisão da Moody's descer o 'rating' da REFER e da CP deve-se ao anúncio do Governo português de que tenciona implementar uma ampla reestruturação das empresas do serviço público português", explica a agência em comunicado hoje divulgado.

Na mesma nota, a Moody's acrescenta que se é provável que o plano tenha efeitos de longo prazo positivos para as empresas do sector, "existem riscos crescentes associados à sua implementação no curto e médio prazo". 

"Enquanto os planos estiverem a ser implementados, os credores vão ter de ser persuadidos a continuar a financiar individualmente as empresas públicas, assim como o sector como um todo", escreve a Moody's.

A agência de notação financeira decidiu também manter as avaliações da Parpública e da RTP em B1, por estar convicta de que as duas firmas "têm um perfil de risco de liquidez menos frágil".

O ‘outlook' para a CP, Refer, Parpública e RTP continua a ser negativo, sinal de que novos cortes de ‘rating' poderão acontecer em breve.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano