Desentendimento em Bruxelas e eventual reestruturação da dívida grega está a aumentar o risco de Portugal nos mercados.
A ‘yield' das obrigações do Tesouro português a 10 anos atingiu hoje os 10,01%, ao mesmo tempo que o diferencial nessa maturidade para com as bunds alemãs atingiu os 699 pontos base e que o preço dos ‘credit default swaps' (CDS) sobre obrigações nacionais a 5 anos aumentou para 694 pontos. Tratam-se de valores recorde, segundo dados citados pela agência Bloomberg.
Portugal está sobretudo a sofrer por contágio do agravamento dos indicadores de risco da dívida grega. A ‘yield' helénica a dois anos disparou 55 pontos base para 23,72% e os CDS sobre obrigações a cinco anos aumentaram 66 pontos base para 1.467 pontos.
Na base do nervosismo está a divulgação nas agências internacionais de uma carta escrita pelo ministro das Finanças alemão a Jean-Claude Trichet e aos seus homólogos europeus, em que se defende a reestruturação parcial da dívida grega e a participação dos credores privados no segundo resgate grego.
A posição alemã colide com as intenções do BCE e da Comissão Europeia e é divulgada publicamente na véspera da reunião de política monetária do banco central.
Fonte: Económico
Nenhum comentário:
Postar um comentário