A CP prevê que na sexta-feira não circule qualquer comboio, devido a uma nova greve dos trabalhadores da empresa, disse à Lusa a porta-voz da transportadora.
"O que se prevê, se se mantiver a greve que é decretada por quatro organizações sindicais, é que não circule qualquer comboio no dia 10 de Junho", afirmou Ana Portela à Lusa.
Três dias depois, os trabalhadores da CP voltam a parar durante todo o período de trabalho.
Neste caso, como é um feriado que abrange o concelho de Lisboa, a porta-voz da CP estima que a paralisação tenha mais impacto nos comboios da zona da capital.
"Nos restantes serviços, se houver alguma coisa, será residual", disse Ana Portela.
Vários sindicatos que representam os trabalhadores da CP apresentaram pré-avisos de greve para o mês de Junho ao trabalho extraordinário e aos feriados.
Assim, além das greves de 10 e 13 de Junho, estão também previstas paralisações para os feriados de 23 (nacional) e 24 (no Porto) de Junho.
Na semana passada, estiveram em greve os revisores (na segunda-feira) e os maquinistas (na sexta-feira).
Os sindicatos do sector ferroviário que representam trabalhadores da CP marcaram greves para reivindicar a aplicação das regras do Acordo de Empresa ao trabalho extraordinário, em dias de feriado e de descanso semanal, em detrimento das regras da Função Pública.
A CP apresentou um estudo sobre esta matéria que, a partir de hoje, é analisado pela Inspecção-Geral das Finanças (IGF), com o objectivo de aferir se a aplicação das regras do Acordo de Empresa é mais favorável para a empresa.
Fonte: DN.PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário