quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sector Agro-alimentar: Agravamento fiscal pode destruir 40.000 empregos

A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares (FIPA) disse hoje prever que uma eventual subida do IVA no sector leve à destruição de cerca de 40 mil empregos, à redução significativa da produção nacional e à deslocalicação de empresas.

De acordo com um estudo elaborado pela FIPA e pela Deloitte, divulgado à imprensa, um eventual agravamento das taxas de IVA no sector agroalimentar levaria à perda de 8.000 postos de trabalho directos e outros 32.000 indiretos.

O estudo apontou ainda para "uma redução significativa do volume de produção nacional" e para a possibilidade de "um forte movimento de deslocalização de empresas".

A FIPA manifestou, numa nota de imprensa, preocupação face às perspectivas para o sector afirmando que "está em causa o futuro de um dos mais importantes sectores nacionais, que representa 4,4 por cento do PIB nacional e que gera 16,8 por cento do emprego nacional".

De acordo com o mesmo comunicado, a indústria agroalimentar tem um volume de negócios de 13.400 milhões de euros, o que representa 18 por cento da indústria transformadora, sendo o sector de bens transacionáveis que mais contribui (2.900 milhões de euros) para o Valor Acrescentado Bruto nacional.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano