quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PSD faz chamada falsa para o 112 para testar velocidade

O grupo parlamentar do PSD fez hoje, quarta-feira, uma chamada falsa para o 112 como forma de testar o tempo de atendimento das chamadas do INEM, o que gerou desentendimento e polémica durante a audição do presidente do instituto na Comissão de Saúde, com Miguel Soares de Oliveira a realçar que o acto é ilícito "e eventualmente um crime".

Na primeira ronda de perguntas da Comissão, a deputada do PSD Joana Barata Lopes questionou os dados apresentados pelo presidente do INEM, que davam conta de um tempo de espera de cinco segundos em 62 por cento das chamadas, afirmando que o seu grupo parlamentar fez uma chamada para o 112 e esperou 14 segundos.

Justificando o gesto com o facto de o PSD "representar os eleitores e cidadãos", a deputada afirmou que desde o primeiro toque até ser atendida esta chamada demorou 14 segundos, mais do que o indicado pelo Tribunal de Contas (TC).

"Devemos acreditar nos novos dados aqui apresentados ou na auditoria do Tribunal de Contas que diz que demora entre 12 a 13 segundos?", questionou.

Respondendo ao repto, Miguel Soares de Oliveira esclareceu a deputada que o 112 é o número europeu de urgência e que quando uma pessoa liga esse número não é atendida pelo INEM, mas sim pela PSP, que só depois de uma breve triagem encaminha a chamada para o INEM.

"Só depois de transferida para o INEM é que é da nossa responsabilidade. Os meus tempos só podem começar a partir da minha responsabilidade", afirmou, acrescentando que este é um erro clássico enraizado na população.

"Chamadas falsas são um ilícito"

A deputada socialista Luísa Salgueiro, antes ainda de formular as suas perguntas, condenou o grupo parlamentar do PSD por ter feito uma chamada falsa para o 112, salientando que se trata de um ilícito.

Aproveitando as declarações da deputada socialista, o responsável do INEM lembrou que "as chamadas falsas para o 112 constituem um ilícito e eventualmente um crime" e escusou-se a falar mais sobre o assunto, por aquele não ser o local adequado para o fazer.

Fonte: DN.PT




Um comentário:

  1. melhor e ver o video:
    Que Monga: www.youtube.com/watch?v=q91hGoiC6lk

    ResponderExcluir

Extensor peniano