terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ouro de Portugal já vale mais 2,5 mil milhões de euros

O ouro continua a brilhar nos mercados internacionais e, paralelamente, nos cofres do Banco de Portugal. O metal precioso continua a bater recordes e a valorizar as reservas detidas por Portugal. Contas feitas, o valor actual do 'stock' de ouro que o país tem em sua posse está avaliado em 14,8 mil milhões de euros, o que significa que já valorizou mais de 2,5 mil milhões de euros desde o arranque do ano.

Esta valorização não se deve a um reforço do Banco de Portugal, até porque a instituição não compra nem vende ouro desde 2006, mas sim à forte valorização do preço do metal precioso nos mercados internacionais.

O ouro voltou hoje a fixar um novo máximo histórico, nos 1.700 dólares a onça ‘troy’ o que avalia as 382,5 toneladas de ouro detidas nos cofres do Banco de Portugal em 14,8 mil milhões de euros. Contas feitas, este montante representa uma valorização de 20%, o equivalente a 2,5 mil milhões de euros, face aos 12,3 mil milhões de euros que as reservas valiam no final do ano passado.

Portugal surge bem posicionado no ranking dos países e instituições que detêm o metal precioso. Segundo o relatório divulgado no mês passado pela World Gold Council, entidade que supervisiona o comércio mundial de ouro, Portugal é o quinto país da zona euro com mais reservas e ocupa a décima quarta posição na lista de 113 países e entidades. Além disso, o peso do ouro no total das reservas é dos mais elevados do mundo, com 84,9%. Contudo, a valorização das reservas de Portugal não se deve a um reforço do ‘stock’, mas sim à performance recente do metal nos mercados.

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano