sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Imigração: Desemprego leva Espanha a barrar entrada de romenos

A Comissão Europeia deu luz verde ao Governo espanhol para avançar com a decisão de restringir as licenças de trabalho a cidadãos romenos que queiram ir viver para Espanha. Isto, face aos elevados níveis de desemprego no país.

Ao jornal El Mundo, fontes comunitárias afirmaram que esta decisão prende-se com "as graves alterações que se instalaram no mercado laboral espanhol", já que neste país o desemprego não pára de aumentar. Esta legislação deverá entrar em vigor até 31 de Dezembro de 2012.

No entanto, Bruxelas advertiu já as autoridades espanholas que esta medida deve ser utilizada nas devidas proporções e não de forma abusiva. Para tal, Espanha terá de informar regularmente Bruxelas sobre o impacto que a medida está a ter. O Executivo comunitário poderá sempre desautorizar a interdição da entrada dos cidadão romenos, caso tal interdição não esteja a aliviar o mercado de trabalho espanhol.

Embora o número de romenos que se desloca para ir trabalhar em Espanha esteja a diminuir, devido à crise económica, a imigração ilegal "continua com níveis muito elevados". Segundo a Comissão Europeia, o número de romenos a residir em Espanha em 2010 era de 823 mil contra 388 mil em 2006.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano