quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Falência: Mais uma cidade dos EUA a declarar-se insolvente

Central Falls, no estado de Rhode Island, foi o quinto município norte-americano a abrir falência em 2011.
Central Falls é a quinta cidade dos EUA que este ano se vê obrigada a abrir falência por não cumprir com as suas responsabilidades.

Central Falls, no estado norte-americano de Rhode Island, requereu ontem protecção do tribunal depois dos reformados da cidade terem rejeitado cortes nas suas pensões e nos seus benefícios, obrigando a cidade a abrir falência.

Com este processo de insolvência, são já cinco municípios norte-americanos a abrirem falência em 2011. Este número compara com os seis municípios que seguiram o mesmo caminho em 2010, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

"As esmagadoras obrigações com as pensões, a desaceleração da economia e um conjunto de outros factores reduziram significativamente as receitas municipais enquanto os custos operacionais da cidade aumentaram", revelou à Bloomberg Robert Flanders, ex-juiz do Tribunal Supremo dos EUA e responsável por analisar as finanças de Central Falls desde o início do ano.

De acordo com dados da Moody's, a cidade de 19 mil habitantes apresenta um défice orçamental de 5,6 milhões de dólares por ano (cerca de 3,9 milhões de euros), num orçamento anual de 16,4 milhões de dólares (cerca de 11,4 milhões de euros).

Os documentos apresentados ontem no tribunal revelam que a cidade já não será capaz de cumprir com os seus compromissos financeiros a 31 de Agosto que englobam, por exemplo, salários com os funcionários e fornecedores.

O saldo de dívidas a descoberto com pensões e outros benefícios de emprego com os seus residentes atinge actualmente os 80 milhões de dólares (cerca de 55,7 milhões de euros). Esse valor foi gerado após a cidade ter falhado as contribuições regulares com os seus trabalhadores.

"A menos que haja uma reforma das pensões, Central Falls não será o único município em Rhode Island a enfrentar uma situação de falência", referiu Gary Sasse, antigo chefe de gabinete do governador Donald Carcieri.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano