segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Antimatéria: Anel de antiprótons descoberto ao redor da Terra

Confinados pelas linhas de campo magnético do planeta, antiprótons aparecem circundando a Terra, formando um anel. A antimatéria, que se aniquila com a matéria normal, pode, em teoria, ser usada em foguetes ultra eficientes no futuro.

Partículas carregadas chovem constantemente do espaço na Terra nos chamados raios cósmicos, criando novas partículas, incluindo antimatéria, quando colidem com partículas as da atmosfera. Muitas dessas partículas ficam presas no cinturão de radiação de Van Allen, duas áreas ao redor do planeta onde partículas carregadas ficam presas devido às linhas de campo magnético da Terra.

Satélites já haviam detectado pósitrons, a antipartícula do elétron, nos cinturões de radiação. Agora, os satélites detectaram antiprótons, que são aproximadamente 2000 vezes mais massivos que o pósitron. Picozza da University of Rome Tor Vergata, na Itália, e seus colegas detectaram os antiprótons usando o PAMELA, um detector de raios cósmicos que está anexado em um satélite Russo. A descoberta foi feita enquanto o satélite orbitava a Terra dentro do cinturão de radiação.

Ring of antiprotons

“Essa é a maior e mais abundante fonte de antiprótons próxima da Terra. Quem sabe um dia uma espaçonave poderá usa-los para se abastecer” disse Alessandro Bruno, que acredita que a antimatéria ao redor da Terra poderá ser utilizada para abastecer espaçonaves no futuro.

Fonte: newscientist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano