quarta-feira, 17 de agosto de 2011

50 GB de memória num milímetro de vidro

50 GB de memória num milímetro de vidro
Um grupo de investigadores descobriu uma maneira de armazenar 50 GB de informação num pedaço de vidro com um milímetro de diâmetro. O grupo acredita que esta nova tecnologia será "muito importante para o futuro das empresas".

O processo de armazenamento passa pelo uso de pontos minúsculos chamados voxels, que são embutidos na estrutura molecular do vidro, feito integralmente de sílica. Os investigadores da Universidade de Southampton descobriram como utilizar estes pontos para dobrar a luz que atravessa a "bolacha" de vidro, permitindo o armazenamento de dados, o mesmo que acontece com os cabos de fibra óptica.

Segundo a "Exame Informática", os investigadores também descobriram uma forma de apagar e reescrever os dados através da alteração da posição dos voxels, que podem ser apagados e reescritos noutros locais do vidro.

Quando comparado com outros tipos de armazenamento não voláteis, como o DVD ou o Blu-ray, o vidro apresenta algumas vantagens. Aguenta temperaturas até cerca de 1000 graus e, uma vez que os voxels ficam no interior da estrutura do vidro, a informação permanece, virtualmente, para sempre e sem qualquer tipo de degradação de dados.

"Desenvolvemos um tipo de memória que permite armazenar dados no vidro e fazer com que durem para sempre", afirmou Martynas Beresna, chefe da equipa de investigação.

"Esta nova tecnologia será muito importante para as empresas, que agora são forçadas a criar cópias de segurança dos seus arquivos de cinco em cinco anos, devido sobretudo à durabilidade dos discos rígidos", concluiu.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano