quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quinta do Conde: Falsos polícias escapam com 66 mil euros

Ladrões disfarçados com coletes e passa-montanhas semelhantes aos da polícia emboscaram dois seguranças de carrinha de valores em pleno dia.

Vestidos com coletes reflectores e de rosto tapado com gorros, os três falsos polícias, todos armados com shotguns, esperaram os funcionários da Esegur, cerca das 13h00 de ontem, na avenida Principal da Quinta do Conde, em Sesimbra. Julgando tratar-se de uma abordagem policial, a poucos metros de onde iriam carregar uma caixa ATM, as vítimas não hesitaram à ordem de paragem. A carrinha de valores já estava cercada por mais dois carros e, emboscados, os funcionários tiveram de entregar 66 mil euros aos falsos polícias.

Os ladrões estão ainda a monte e, com matrículas falsas nos carros, as autoridades perderam-lhes o rasto. O caso já está nas mãos da Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da Polícia Judiciária.

Ao final da manhã, os funcionários da empresa de segurança preparavam-se para fazer um carregamento numa caixa ATM do Centro Comercial Europa quando foram brutalmente atacados. Obrigados a assistir ao assalto, com as armas encostadas à cabeça, não ofereceram resistência, e viram ser levados as duas caixas metálicas com o dinheiro.

O colete que cada um dos assaltantes vestia tinha a inscrição ‘Polícia’ nas costas; os passa-montanhas eram em tudo semelhantes aos usados pelas forças de segurança em operações de fiscalização e até as botas seriam parecidas com as que compõem a farda policial.

Astutos, os três assaltantes nem se importaram com as dezenas de pessoas que àquela hora estavam junto ao centro comercial (ver caixa ao lado). Segundo o relato das vítimas, que várias vezes foram ameaçadas de morte, os assaltantes falavam português, mas com sotaque sul-americano. Apesar do susto, não houve feridos, tendo o roubo durado poucos minutos.

Durante a tarde de ontem todas as forças de segurança, sobretudo a GNR, que intervém naquela zona, montaram uma caça ao homem, mas sem resultados até à hora de fecho desta edição.


FARDAS POLICIAIS DISPONÍVEIS POR 75 EUROS


Um pouco por todo o País, existem diversas lojas que vendem equipamentos iguais aos usados pelas forças de segurança e militares portuguesas, nomeadamente GNR, PSP, bombeiros e dos três ramos das Forças Armadas. Numa reportagem efectuada pelo nosso jornal em Maio de 2009, foi possível comprar, a título de exemplo, uma farda integral da PSP por apenas 75 euros, isto sem que o vendedor pedisse qualquer identificação no acto da compra. Certo é que as fardas estão acessíveis a qualquer pessoa, seja um agente da autoridade ou até mesmo um ladrão que quer enganar as vítimas. Das quatro lojas visitadas, só numa foi pedida identificação. Além da roupa, também é possível adquirir facilmente carteiras com crachás, gorros, passa-montanhas e calçado igual ao da polícia.


"AS PESSOAS ATIRARAM-SE PARA O CHÃO"


Os lojistas que assistiram ao roubo viveram minutos de terror. "Foi tudo tão rápido, pareceram cinco segundos. Tive medo quando me apercebi do que estavam a fazer", contou ao CM Sofia Dias, 27 anos, florista no espaço comercial. Márcia Pires, de 38 anos, também comerciante no Europa, relatou que "muitas pessoas, assustadas, atiraram-se para o chão ou esconderam-se". Segundo testemunhas, o funcionário da Esegur foi atingido com gás-pimenta, mas as autoridades não confirmaram esta versão. "Caiu no chão, zonzo, e os ladrões aproveitaram", disse ao CM o lojista João Ferrão, de 27 anos.

Fonte: Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano