terça-feira, 17 de maio de 2011

Manifestação: Milhares em Madrid protestam contra classe política

Concentração na Porta do Sol, em Madrid, pretende alertar para a necessidade de uma mudança política e social em Espanha
Milhares de cidadãos responderam esta tarde, de forma espontânea, a um apelo das redes sociais e de mensagens de sms para uma concentração na Porta do Sol em Madrid que pretende alertar para a necessidade de uma mudança política e social em Espanha.

Aos gritos de "Não nos representam", jovens, casais com crianças e reformados juntam-se neste momento na praça mais carismática da capital espanhola para protestar contra a classe política e empresarial, fazendo barulho com panelas e exibindo cartazes em que se podem ler slogans como "Zapatero falhou e reprime-nos" ou "Não há tanto pão para tanto chouriço".

Carlos Paredes, um dos porta-vozes plataforma "Democracia Real, Já", que organizou a primeira concentração no domingo nesta mesma praça, disse que o objectivo desta iniciativa é pacífico e que os cidadãos que pretendam fazer uso da violência não devem de sair de casa. Segundo os meios de comunicação espanhóis, os protestos estão a ter igualmente lugar noutras cidades espanholas como Valencia, Málaga, Corunha, Bilbau, Las Palmas e Zaragoza.

Várias carrinhas com polícias de choque estão a vigiar as concentrações, sendo que os manifestantes em Madrid ameaçam ficar acampados na praça durante toda a noite. Espanha atravessa uma situação económica complicada, o desemprego alcança os cinco milhões de pessoas e o Presidente do Governo, o socialista José Luís Rodriguez Zapatero, já anunciou que não voltará a candidatar-se nas eleições gerais do próximo ano.

Fonte: DN.PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano