domingo, 8 de maio de 2011

George Osborne: Reino Unido relutante em ajudar Portugal

Portugal vai receber um empréstimo de 78 mil milhões de euros nos próximos três anos.
O ministro das Finanças britânico disse hoje que o Reino Unido está relutante quanto a ajudar financeiramente Portugal.

"Não nos vejo a assinar um cheque directamente do contribuinte britânico para o grego ou o português. A Irlanda foi um caso especial", disse George Osborne, em entrevista à BBC, citada pela Efe.

O político conservador afirmou mesmo que se o Reino Unido participar no resgate a Portugal será "a resmungar" já que nunca se comprometeu com essa ajuda.

Portugal vai receber um empréstimo de 78 mil milhões de euros nos próximos três anos ao abrigo de um acordo de ajuda financeira com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, ficando obrigado a aprovar um conjunto de medidas para reduzir os gastos do Estado que abrangem diversos sectores.

Na mesma entrevista, George Osborne mostrou-se preocupado com a situação grega e afirmou que é necessário estar vigilante para perceber como poderá a Grécia "superar o próximo ano", o qual pode exigir a "assistência adicional" dos países da zona euro.

"Os mercados vêem com ceticismo o que está a acontecer e suspeito que vou ter que dedicar muito do meu tempo durante as próximas duas semanas em reuniões com outros ministros das Finanças europeus para ver como podemos ajudar os gregos", disse o responsável pelas Finanças britânicas na entrevista à BBC.

Ainda assim, Osborne afirmou que o seu Governo não quer participar num "segundo resgate" à Grécia.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano