terça-feira, 10 de maio de 2011

Durão Barroso: Portugal estava em situação de "pré-ruptura financeira"

Barroso disse hoje que o resgate português é
Presidente da Comissão tem esperança que "os países (da zona euro) se juntem a este programa" para Portugal na segunda-feira.

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje que o programa de assistência a Portugal "é muito exigente" mas acabou por se tornar "indispensável perante a situação de pré-ruptura financeira a que Portugal chegou".

Barroso nunca tinha usado uma expressão tão dramática para descrever a situação financeira nacional como o fez agora numa declaração à margem da sessão do Parlamento Europeu em Estrasburgo.

A Comissão deu hoje o aval político ao resultado do trabalho da Troika em Lisboa mas Durão "congratulou" o apoio de várias "forças políticas portuguesas", demonstrando que essa é uma "condição essencial para o êxito das reformas" que vão ser postas em prática.

O comissário Olli Rehn vai agora apresentar este pacote aos ministros das finanças da zona euro na próxima segunda-feira e Barroso diz que tem "esperança que os países se possam agora juntar a este programa" e "o venham a declarar" no início a próxima semana. A única dúvida a este respeito continua a ser a Finlândia, que deverá anunciar a sua decisão entre hoje e amanhã.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano