terça-feira, 10 de maio de 2011

Crise: Uma em cada sete famílias já não consegue pagar as dívidas

Mais de 14% dos 4,6 milhões de famílias que têm dívidas à banca já estavam em incumprimento em Março. No que respeita às empresas, esse número sobe para 22%.

A maior parte do incumprimento dos empréstimos pelas famílias junto das instituições de crédito diz respeito a créditos ao consumo (15,7%), enquanto na habitação a percentagem de famílias devedoras com crédito malparado era de 5,5%, segundo os últimos dados do Banco de Portugal.

Trata-se de um agravamento em relação à última situação reportada pelas estatísticas, quando o total de famílias com créditos vencidos era de 13,8%, sendo 15,2% no crédito ao consumo e 5,2% na compra de casa, avança hoje o DN.

Mas se as dívidas entre as famílias sobem de forma moderada, já entre as empresas o incumprimento está a subir mais acentuadamente. Em Março, havia 22% de empresas nesta situação, quando em Dezembro eram 20,7%.

Em média, cada empresa deve à banca 494,5 mil euros, um valor que, porém, é mais baixo do que há um ano (509,9 mil euros), fruto do maior aperto na concessão de crédito.

Fonte: Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Extensor peniano